Presidente da ALPA cmte. Jason Ambrosi critica duramente esforço pela indústria para redução de tripulação e eliminação de pilotos das cabines de comando, em 12.02.24


Em um discurso no ALPA Cargo Symposium na primeira semana de fevereiro, o presidente da ALPA, comandante Jason Ambrosi, discutiu os atuais esforços liderados pela indústria para eliminar os pilotos da cabine de comando definindo-os como “a maior ameaça existencial” à profissão de aeronauta-piloto, deixando claro que estes mesmos esforços tenderão a se expandir para além das operações de carga e incluir também vôos de passageiros.

O simpósio reuniu participantes de todos os “cantos” da indústria da aviação para uma análise aprofundada das operações de carga aérea e do impacto sobre os pilotos de cias. aéreas no EUA e no Canadá.

Ambrosi criticou duramente o esforço liderado pela indústria para eliminar os pilotos das cabines de comando no evento da ALPA – Air Line Pilots Association International (associação internacional de pilotos de linha aérea). Ambrosi sugeriu que há um esforço sistemático para reduzir o número de tripulantes em todos os vôos, começando pelas tripulações de operação de carga – mas com a intenção de expandir para vôos de passageiros. Ambrosi disse que a indústria está agora em um “ponto de inflexão” para a questão.

Ambrosi liderou um painel de discussão onde destacou os esforços numa agressiva campanha em andamento na Europa fazer lobby junto à ICAO e à EASA para a adoção de operações com tripulação mais reduzida. Embora uma primeira fase se aplique apenas para vôos de carga de longo curso, Ambrosi deixou claro que, com o tempo, esta medida seria eventualmente expandida para incluir também vôos de passageiros.

Ambrosi citou acontecimentos recentes nas notícias, como o incidente com a porta MED do vôo 1282 da Alaska Airlines, como razões pelas quais a pressão para tripulações reduzidas seria um retrocesso, e instou os legisladores a tomarem medidas.

“Seja o quase acidente de Austin da FedEx [1] no ano passado ou o incidente com o plugue de porta central do vôo 1282 da Alaska [2] apenas algumas semanas atrás, há muitos lembretes ao nosso redor de que o Congresso deve agir agora para fornecer à FAA o financiamento e a direção política necessária para manter o sistema de aviação do EUA o mais seguro do mundo. Exorto o Senado a agir rapidamente para aprovar um projeto de lei de reautorização da FAA que melhore a segurança e não introduza incerteza num sistema que funciona para proteger passageiros, tripulações e carga”, disse Ambrosi.


Texto completo – com informações dos relatórios preliminares das ocorrências citadas pelo cmte. Ambrosi – [1] da perda de separação entre um B.767-300 da FedEx pousando e um B.737-700 da Southwest decolando, em Austin (Texas/EUA), em 04/02/2023, e [2] desprendimento de plugue MED de um B.737-MAX9 da Alaska durante saída de Portland (Oregon/EUA), em 05/01/2024:
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