Projeto Diamondo Earthrounding completa circunavagação aérea com o monomotor Diamond DA-50RG passando por 75 destinos em 35 países em cinco continentes, em 26.04.22


No dia 22, às 09:20Z (11:20LT), pousou no Aeroporto de Zurique (LSZH), na Suíça, a dupla dos pilotos Robin Wegner e Matthias Niederhauser, em regresso de uma viagem de circunavegação aérea, no projeto denominado Diamondo Earthrounding – a bordo do monomotor Diamond DA-50RG de matrícula HB-RTT.

A missão iniciou no dia 02 de janeiro e durou 111 dias (3 meses e 21 dias) em rota, passando por 75 destinos em 35 países de cinco continentes, voando para leste. Foram voadas 230 horas, por uma distância de 51.000 km (27.540 MN).

O projeto Diamondo Earthrounding, sem qualquer fim lucrativo, tem cunho ambiental, em defesa da sustentabilidade, com a missão de circunavegação tendo visitado inúmeras iniciativas e tecnologias sustentáveis ao longo da rota pelo mundo, visando reunir esforços para promover a consciência e práticas de preservação ambiental.

O Diamond DA-50RG era equipado com motorização Continental Aerospace CD-300, alimentado por QAv, como um facilitador para abastecimento ao longo da viagem e pela sua maior eficiência de consumo de combustível fóssil, quando comparado aos motores convencionais de pistão alimentados por AvGas, resultando grande ganho na queima e ma emissões.

A viagem percorreu com sucesso uma série de operações, visitando fazendas solares, instalações de combustível sustentável, projetos de recuperação ecológica, aeroportos sustentáveis e engenheiros de aeronaves ecologicamente corretos, ao colocar em foco uma série de desenvolvimentos futuristas da aviação.

O projeto foi materializado por um time de nove jovens suíços entusiastas de aviação, com três postos de gestão de operação de vôo, um gestor logístico e um gestor de comunicação, um gestor de parcerias e um gestor de projeto (e também piloto-reserva), além dos dois pilotos titulares da missão.

O projeto teve múltiplos apoiadores, como a Diamond Aircraft, a Airmatec Aircraft Maintenance and Technology, a Jet Aviation, a transportadora aérea Swiss, a Continental Aerospace Technologies, a Fore Flight App, entre outras empresas e entidades.

O projeto:
ww.diamondo-earthrounding.com
Galeria de imagens:

https://www.diamondo-earthrounding.com/gallery

O DA-50RG é um monomotor de fuselagem de material composto (fibra de carbono), com empenagem em “T”, trem retrátil, com capacidade de cinco assentos. O avião tem 9,24 m. de comprimento e altura de 2,95 m., com envergadura de 13,41 m. (com asa dispondo de winglet). O avião tem peso vazio de 1.440 kg (3.175 lb.) e MTOW de 1.999 kg (4.407 lb.). A carga-útil é de 559 kg (1.232 lb.).
A motorização é o Continental CD-300 turbocomprimido, de 300 HP (270 HP em regime de máxima potência contínua), refrigerado por água, equipado com sistema de controle eletrônico FADEC, alimentado por QAv, equipado com hélice MT Propeller tripa de lâminas torcidas MTV-12-D/210-56.

O DA-50 tem capacidade velocidade máxima de 181 KTAS – à 16.000 pés, em condição ISA, com 1.700 kg (85% do MTOW e 260 kg de carga-útil), em regime de máxima potência contínua – e altitude operacional máxima de 20.000 pés.

O avião tem alcance de 750 MN com reserva de 30 minutos de vôo, com consumo em regime de alcance máximo de 34,1 litros/h (9 galões/hora).

O avião tem suíte aviônica Garmin G1000NXi com sistema de controle de vôo automatizado GFC700 (de 3 eixos – padrão), com Yaw Damper (amortecedor de guinada) e sistema de proteção eletrônica de envelope de vôo – de estabilidade de vôo.

A suíte tem uma lista de itens opcionais, como Alerta de Tráfego e Visão Sintética; o teclado alfanumérico Garmin GCU 476 é uma opção disponível e torna a programação do Garmin G1000 NXi ainda mais fácil. As LRUs (Line Replaceable Unit, Linha de unidades de reposição, para alimentação do sistema aviônico) estão localizadas em um compartimento de aviônicos dianteiro dedicado e acessível externamente, para facilitar a manutenção e a solução de problemas.