Satcom Direct lança ferramenta automatizada de relatórios de emissão de carbono, em 10.05.23
A Satcom Direct está trabalhando em um módulo automatizado de relatório de emissão de carbono para seu sistema operacional SD Pro e demonstrará a nova ferramenta no final deste mês na feira de associação da aviação executiva européia (EBACE).
A Satcom Direct espera que a funcionalidade da primeira fase do módulo esteja pronta em agosto.
A ferramenta usa dados em tempo real gerados pelo serviço de datalink FlightDeck Freedo, da própria Satcom Direct, que mede com precisão o consumo de combustível. A ferramenta utiliza esses dados para calcular as emissões de carbono com base no tipo e quantidade de combustível consumido, incluindo a proporção de combustível de aviação sustentável (SAF) na mistura (com QAv). Os operadores recebem dados de emissões validados que podem ser analisados por uma aeronave individual, um único vôo ou uma frota inteira. Os dados são processados por meio de cálculos desenvolvidos para atender aos padrões regulatórios de relatórios de emissão de carbono. O relatório resultante da ferramenta fornece a operador uma variedade de métricas, incluindo a quantidade de dióxido de carbono (CO2) gerado, onde foi emitido e como esse volume se compara com resultado de viagens anteriores. As informações são apresentadas graficamente e podem ser usadas para gerar certificados de carbono, registros transacionais para créditos adquiridos e informações de rastreamento autenticadas, simplificando assim os cálculos necessários para relatórios e compensações de emissões obrigatórias e voluntárias. Além disso, permitirá que os usuários visualizem suas emissões de dióxido de carbono (CO2) e acessem certificados e registros associados.
Ainda, por meio da plataforma de compensação de carbono Patc, da SD Pro, as operadoras podem comprar créditos de compensação por meio de registros qualificados com uma escolha de mais de 140 projetos de compensação verificados.
“Com a indústria prometendo ser neutra em carbono até 2050, reconhecemos que os operadores de aeronaves precisam monitorar o impacto ambiental de cada vôo”, explicou o fundador e CEO da empresa, Jim Jensen. “Desenvolvemos esta nova ferramenta para ajudá-los a simplificar os cálculos e fornecer acesso contínuo às opções de compensação e dar-lhes controle sobre seus próprios relatórios e estratégia de carbono”. Jensen observou que a ferramenta da Satcom Direct (SD Pro) será particularmente útil para aqueles que operam sob governança social ambiental e as diretrizes de conformidade CORSIA (Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation – Esquema de Compensação e Redução de Carbono para Aviação Internacional) em evolução. “Sabemos que a indústria receberá bem a simplicidade e a conveniência”, pontuou Jensen. [EL] – c/ fonte