Simpósio da ACSF mostra a mudança da cultura de segurança, com apostas no uso de SMS e FDM, entre outros recursos, em 22.03.23


O presidente da ACSF – Air Charter Safety Foundation (ACSF – Fundação de Segurança Operacional do Fretamento Aéreo), Todd Weeber, destacou a evolução da cultura de segurança na aviação, no início de simpósio da entidade – o ACSF Safety Symposium -, nesta segunda dia 20, com a observação que quesito que antes era visto como um item de linha de custo agora faz parte do “tecido” de como eles conduzem negócios. Também COO da Magellan Jets, Weeber falou a participantes do simpósio: “Tivemos que lutar pelo treinamento, tivemos que lutar pelas coisas”, e emendou: “você está no epicentro do comportamento excelente”.

O simpósio da ACSF tem programação até nesta quarta dia 22. O simpósio apresenta quase uma dúzia de sessões sobre vários aspectos da segurança da aviação, desde o gerenciamento do C-Suite [gestão de negócio por alocação de pessoal por expertise] até a saúde mental de tripulante, bem como uma apresentação do general (da reserva) Lloyd “Fig” Newton sobre o desenvolvimento de uma cultura de segurança da aviação sustentável.

O evento da ACSF deste ano também contou com um painel sobre como entrar na aviação executiva para alunos da ERAU – Embry-Riddle Aeronautical University, anfitriã do evento.

Abrindo o primeiro dia completo dos programas do simpósio na terça (21), Weeber observou também que a ACSF ultrapassou 300 membros e a fundação agora tem 225 empresas representando 278 certificações que participam de seu ASAP – Aviation Safety Action Program (Programa de Ação de Segurança da Aviação) – uma iniciativa voluntária de relatórios de eventos de segurança. “São 65% do total de participantes do ASAP em todo o país, incluindo todas as empresas aéreas”, disse Weeber, acrescentando que isso resulta em 30 reuniões do comitê de revisão de eventos por mês – “todo mês”, ele enfatizou. “Esse é um ritmo bastante feroz. Não há desculpa para que todos os operadores fretados dos departamentos de vôo nesta sala não devam participar do ASAP”, Weeber destacou.

Weeber acrescentou que a ACSF está desenvolvendo isso com o programa de monitoramento de dados de voo (FDM – Flight Data Monitoring) e observou que, além disso, espera incentivar os sistemas de gerenciamento de segurança (SMS – Safety Management System) por meio de um workshop desmistificador, planejado para esta quarta dia 22.

Weeber sustentou que essas abordagens de segurança “irão gerar novos pedidos, renovações e encaminhamentos. Uma abordagem sistemática para a segurança é igual a uma abordagem sistemática para a cultura é igual a uma abordagem sistemática para o comportamento e uma abordagem sistemática para três jardas [274 cm]”.

A outra mensagem que Weeber deu aos participantes do simpósio da ACSF é que o pessoal em formação aeronáutica hoje é o primeiro grupo “a entrar no que chamo de era de mudança completamente insana. Alguém aqui está um pouco preocupado com toda a automação, todas as mudanças regulatórias e todo o suporte ou falta dele que estamos enfrentando agora? Você sabia que a abordagem sistemática do comportamento também irá gerar uma cultura que pode tolerar mudanças rápidas?”.

Quanto à ACSF, Weeber disse que tem novas estratégias de divulgação, colaboração e parcerias com as acadêmias (universidades), no front da educação, e a indústria, no front da operação de mercado. [EL] – c/ fontes