VAN’S publica documentos novos e atualizados para clientes de kits de aeronaves com peças/componentes com corte a laser, após a identificação de trincas em furos associadas a processo de fabricação, em 12.10.23


A VAN’S Aircraft, fabricante americana de popular linha de aeronaves esportivas leves – como os perenemente populares RV-6/6A, RV-7/7A e RV-9/9A e RV-10 e outros modelos de kit adicionais, publicou documentos novos e atualizados para clientes que possuem kits de aeronaves compostos por peças cortadas a laser. Estes clientes descriminados devem ter recebido, no dia 03, uma correspondência eletrônica (email) contendo um link para um portal web recém-criado, através do qual poderão selecionar as peças de reposição solicitadas.

A VAN’S também disponibilizou aos seus clientes uma série de documentos online, incluindo um novo relatório de avaliação de engenharia que a fabricante incentiva os seus clientes para leitura na íntegra. O relatório descreve o trabalho realizado pelas VAN’S e os resultados dos testes e avaliações realizados pela sua equipe de engenharia própria e por uma empresa especialista de testes terceirizada contratada.

Todas as peças cortadas a laser foram classificadas entre status de “Recomendadas para substituição” ou “Aceitáveis para uso”. O status de cada peça é exibido no documento atualizado da Lista de peças cortadas a laser, bem como na lista de peças do novo portal da web.

As peças classificadas como “Aceitáveis para Uso” são funcionalmente equivalentes às peças perfuradas e podem ser utilizadas na montagem de aeronave.

Quaisquer peças classificadas como “Recomendadas para Substituição” devem ser substituídas ou tratadas conforme discutido no documento de avaliação de engenharia.

Uma análise detalhada da documentação incluída nos kits enviados aos clientes revelou mais de mil casos em que a VAN’S informou erroneamente que seus kits poderiam conter peças cortadas a laser. Na verdade, os kits em questão não continham peças cortadas a laser. Os clientes que receberem dados imprecisos relativos aos seus kits serão contatados pela VAN’S relativamente à alteração da situação dos seus kits.

O conjunto atualizado de textos-documentos pode ser acessado:
Engineering Assessment document – documento de avaliação de engenharia (arquivo texto, novo, datado 24/09/2023, em formato em .PDF):
www.vansaircraft.com/wp-content/uploads/2023/09/Laser-Cut-Parts-Engineering-Evaluation-R11.3.pdf

Laser Cut Parts List document – documento de lista de peças/componentes de corte a laser – revisão R5.6 (arquivo texto atualizado, em .PDF):
www.vansaircraft.com/wp-content/uploads/2023/09/Laser-Cut-Part-List-Revised_R5.6.pdf

Parts Identification Guide – Guia de identificação de peças/componentes – Revisão 0, de 18/08/2023 (arquivo texto, em .PDF) – o documento fornece informações e referências visuais para orientação de pessoal com missão de identificação de peça (em um kit) quanto a sua origem por processo de fabricação por puncionadeira (punch press) ou por máquina a laser (laser machine) – uma vez de certas características exclusivas de cada um dos dois processos de fabricação (prensagem-punção/punch-press e puncionadeira e corte a laser/laser-cut):
www.vansaircraft.com/wp-content/uploads/2023/08/Laser-Cut-and-Punched-Part-Identification-Key-with-edits.pdf

As informações selecionadas pelos clientes no portal informarão as futuras necessidades de planejamento de produção da VAN’S. A fabricante (VAN’S) atualizará os prazos de entrega e outras informações relacionadas às peças e os comunicará aos clientes ao longo do tempo.

A VAN’S, respeitosamente, ressalta aos clientes que a situação prevalecente é cara, demorada e levará algum tempo para ser resolvida pela fabricante. A VAN’S registra no comunicado aos clientes: “Certamente também entendemos que esta situação é demorada e inconveniente para os nossos construtores. Para sustentar a empresa, a VAN’S deve produzir e enviar novos kits e peças e, ao mesmo tempo, produzir e enviar peças de reposição. A quantidade de trabalho e tempo envolvido na resolução deste problema dependerá muito de como nossos clientes adotam e implementam as classificações e recomendações documentadas no documento de avaliação de engenharia da VAN’S, simplesmente porque o número de peças solicitadas pelos clientes definirá principalmente o volume real de produção e cronogramas para essas partes”.

Em breve histórico, no início de 2022, a VAN’s Aircraft começou a subcontratar a fabricação de peças específicas de suas aeronaves utilizando processos de produção de corte a laser. A decisão de subcontratar a fabricação de peças foi, segundo VAN’S, adotada após a conclusão de uma avaliação formal do processo de fabricação e extensos testes de fadiga dos materiais utilizados no processo de fabricação, com o objetivo de aumentar a capacidade de produção de algumas peças durante um período de alta demanda.

Entre fevereiro e junho de 2022, um número significativo de clientes de kits da VAN’S relatou a formação de trincas em peças com furos cortados a laser. A VAN’S imediatamente tomou medidas corretivas, realizando testes de peças trincadas, avaliando a natureza do defeito e elaborando medidas corretivas pertinentes ao processo anômalo.

Em resposta, a VAN’S determinou que as peças-componentes de maior preocupação são:
– estabilizador vertical, leme e longarinas de profundor em todos os kits de empenagem/cauda dos modelos RV-7, RV-8, RV-9, RV-10 e RV-14.
– longarinas em flapes e ailerons despachadas no início do processo de corte a laser, de kits dos modelos RV-7, RV-8, RV-9, RV-10 e RV-14.
– longarinas do estabilizador horizontal em kits de empenagem/cauda dos modelos RV-7 e RV-8.

Buscando proteger seus clientes e a comunidade da aviação em geral, a VAN’S, em 04 de julho de 2023, declarou em seu site: “Encorajamos as pessoas a pausar a construção dos kits específicos acima, que incluem empenagem/cauda, longarinas de aileron e flape de corte a laser. Estaremos substituindo esses componentes e fornecendo mais orientações. Embora os testes destas peças específicas ainda não estejam concluídos, a VAN’S está a errar por excesso de cautela ao identificar essas peças agora e recomendará a substituição destas peças devido às cargas relativamente elevadas transferidas por essas peças específicas. Iremos comunicar diretamente com todos os clientes afetados relativamente a estas peças por e-mail esta semana, para informar esses clientes sobre as medidas que devem ser tomadas. Estamos executando uma série inicial de peças de reposição em nossas puncionadeiras e faremos séries de produção adicionais”.

A declaração continuou: “Nosso programa de testes para esta questão está em andamento e focado na revisão dos vários diâmetros de furos e espessuras/tipos de materiais que foram usados para produzir as peças cortadas a laser. Essas variáveis, bem como variações nos parâmetros do processo de fabricação, podem resultar em uma diferença marcante no potencial de formação de trinca em um determinado furo. Priorizaremos os testes e a fabricação de peças de reposição com base nessas diferenças. Também estamos revisando a metalurgia dos furos no laboratório de testes terceirizado, para entender melhor a origem e a causa das trincas observadas. A partir disso, obteremos um maior entendimento sobre essas fissuras e em quais etapas do processo elas são formadas (quando cortadas, quando covinhadas, quando rebitadas). Esperamos receber esses resultados em breve, mesmo antes de todo o espectro de testes ser concluído, e comunicaremos essas informações quando disponíveis”. [EL]


No Blog:
https://aib-el.com.br/vans-informa-reporte-de-clientes-de-fissuras-trincas-em-furos-a-laser-surgidas-em-pecas-fabricadas-por-meio-de-processos-de-corte-a-laser-em-05-07-23/


VAN’S Aircraft:

www.vansaircraft.com