Voando de São Paulo para Cuiabá/MT, King Air B90 tem falha de motor em rota e alterna destino para Rondonópolis pousando monomotor, em 18.08.22
No dia 06 (sábado), o bimotor turboélice Beechcraft King Air B90 de matrícula PT-DIQ da RIMA – Rio Madeira Aerotáxi, com quatro ocupantes (dois pilotos e dois passageiros), em vôo de traslado de missão aeromédica, decolou do Aeroporto de Congonhas (SBSP), São Paulo/SP, por volta das 11:15Z (08:15LT), com destino inicial do Aeroporto de Campo Grande (SBCG), no MS, em rota direta a cerca de 485 MN (RM 313º), e destino final no Aeroporto Governador Jorge Teixeira de Oliveira (SBPV), em Porto Velho/RO, a 886 MN (RM 340º).
Considerando que a autonomia da aeronave permitia, a tripulação decidiu prosseguir diretamente para o Aeroporto Marechal Rondon (SBCY), Cuiabá/MT, a cerca de 718 MN (RM 332º) de Congonhas (SBSP), de 300 MN (RM 002º) de Campo Grande (SBCG) e 618 MN de Porto Velho/SBPV (no RM 330º).
Em determinado momento do trajeto, em fase de cruzeiro, ocorreu uma falha do motor esquerdo causado por motivo desconhecido. A tripulação executou os itens de memória e os itens previstos em checklist e optou por realizar desviar o vôo e “pouso monomotor” no Aeroporto Maestro Marinho Franco (SBRD), em Rondonópolis, no MT, que ocorreu sem maiores intercorrências.
O Aeroporto Maestro Marinho Franco (SBRD) dista 233 MN ao norte de Cuiabá/SBCY e 98 MN a SE de Rondonópolis/SBRD.
A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente de “Falha de motor em vôo”, registrado às 14:45Z (03h30m da partida de Congonhas/SP) do dia 06. No tocante da investigação aeronáutica pela CENIPA, o avião foi liberado para o operador. Os trabalhos do CENIPA relativos à ocorrência foram encerrados.