WingX reporta pesquisa da atividade de aviões executivos mundial no 1T23, em 04.04.23


A provedora de dados de atividade aérea por rastreamento WingX publicou, no dia 30, um comunicado que pode pressagiar o fim de um boom da aviação executiva pós-pandemia, com a manutenção de registro de queda da atividade de vôos de jatos executivos globalmente.

A WingX reportou que o 1T23 mostrou um “esfriamento” modesto em comparação com o recorde do primeiro trimestre de 2022, embora o declínio mais acentuado no mercado de fretamento do EUA tenha corroído uma quantidade substancial dos ganhos em comparação com o ano pré-pandêmico de 2019, com a atividade de jatos executivos na Europa tendo seu ganho sobre 2019 reduzido para apenas 5%, remanescendo ainda algum crescimento recorde no setor de vôos com jatos cabine larga de longo curso. Em contraste, a atividade nos Emirados Árabes Unidos mais que dobrou em relação ao primeiro trimestre de 2019.

Globalmente, a movimentação de jatos executivos na semana de 20 a 26 de março totalizou 68.543 setores, uma queda de 3% em comparação com a semana antecedente, uma queda de 9% em comparação com as mesmas datas de 2022. A tendência global nas últimas 4 semanas está 8% atrás das mesmas datas em 2022.

A atividade pelos segmentos do transporte PART-135 (serviço público não-regular, por fretamento) e PART-91K (operação compartilhadas do segmento do transporte privado) na semana de 20 a 26 de março ficou 17% abaixo do mesmo período do ano passado (um ano antes).

Entre 1º e 27 de março, a atividade de jatos executivos e turboélices totalizou pouco mais de 393.000 setores, 7% a menos que os mesmos 27 dias de março de 2022, ainda 9% à frente da atividade de 2019. No acumulado do ano (1º de janeiro a 27 de março), a movimentação em vôo de jatos executivos e turboélice está 2% atrás do ano passado, embora 12% à frente de 2019.

Focando apenas na atividade de jatos executivos, até agora neste mês (março), os setores de vôo caíram 8% em relação ao ano passado, ainda 14% à frente de 2019.

Operação global – aviação asa fixa (incluindo turboélice)
1º a 27 de março de 2023, em comparação com os anos anteriores

Na América do Norte, na semana de 20 a 26 de março, 53.520 setores de jatos executivos foram executados partindo dos aeroportos norte-americanos, 2% a menos que na semana antecedente, 11% a menos que nas mesmas datas do ano passado. Nas últimas quatro semanas a atividade está 10% abaixo das mesmas datas do ano passado.

A atividade pelos segmentos do transporte PART-135 (serviço público não-regular, por fretamento) e PART-91K (operação compartilhadas do segmento do transporte privado) na semana de 20 a 26 de março caiu 5% em comparação com a semana antecedente, 17% abaixo das mesmas datas em 2022.

As partidas de jatos executivos caíram 10% até agora em março em comparação com 2022 comparável, 13% acima de 2019 comparável. No ano, até a presente data (27 de março), as conexões com jatos executivos internacionais aumentaram 2% em relação ao ano passado, 9% à frente de 2019. Os vôos domésticos, que representam 88% dos vôos no ano, caíram 6% em relação ao ano passado, 14% à frente de 2019.

Os vôos domésticos de jatos executivos caíram 7% até agora neste ano no EUA em comparação com o ano passado, 17% à frente de 2019. A duração média do setor dos vôos domésticos de jatos executivos no EUA no ano é de 1,57 horas (01h34m), sendo Teterboro (Nova Iorque) o aeroporto de partida mais movimentado. Os aeroportos de Teterboro e de Palm Beach formam o par de aeroportos domésticos mais movimentado até agora neste ano, e o modelo Bombardier Challenger 300/350 a aeronave de mais maior utilização.

Operação doméstica EUA – aviação asa fixa (jatos executivos)
1º a 27 de março de 2023, em comparação com os anos anteriores

Setores transatlânticos (América do Norte – Europa) com jatos executivos, até agora em março, aumentaram 1% em comparação com 2022, 20% à frente de 2019. Com mais de 100 partidas transatlânticas a mais do que o segundo aeroporto classificado, Teterboro é o ponto de partida mais movimentado, com as partidas transatlânticas tendo aumentado 6% em relação a março de 2022, 28% antes de março de 2019.

Operação transatlântica a partir do EUA – aviação asa fixa (jatos executivos)
1º a 27 de março de 2023, em comparação com os anos anteriores

Na Europa, 9.632 setores com jatos executivos foram voados na semana de 20 a 26 de março, 4% a menos que na semana precedente, 8% a menos que nas mesmas datas em 2022. Nas últimas quatro semanas, a atividade está 8% abaixo das mesmas datas em 2022.

Nesta no até agora, os setores de jatos executivos caíram 8% em comparação com o ano passado, 5% acima de 2019. Excluindo a Rússia, até o momento a atividade está 5% atrás do ano passado, 8% à frente de 2019. 65% dos vôos de jatos executivos tiveram duração inferior a 90 minutos (01h30m), e os setores com menos de 90 minutos (01h30m) caíram 4% em relação ao ano passado, 5% antes de 2019. Os vôos de ultralonga distância (12 horas ou mais) aumentaram 12% em comparação com o acumulado no ano de 2022, um crescimento de três dígitos em comparação com 2019.

No acumulado do ano, os principais mercados europeus estão tendo quedas em comparação com o ano passado.

As partidas de jatos executivos dos aeroportos da França, o mercado mais movimentado da Europa, estão 8% abaixo do ano passado. As partidas de jatos executivos no Reino Unido caíram 6% em relação ao ano passado. A Alemanha viu os setores caírem 4% no mesmo período, o que reduz a atividade em 7% no primeiro trimestre de 2019. As partidas da Rússia caíram 63% em comparação com o ano passado, 62% em comparação para 2019.

Operação Europa – aviação asa fixa (jatos executivos)
1º a 27 de março de 2023, em comparação com os anos anteriores

No restante mundial, na semana de 20 a 26 de março, a atividade na África caiu 9% em comparação com o ano passado, enquanto na Ásia a atividade aumentou 3%, no Oriente Médio caiu 13% e na América do Sul aumentou 20%.

Houve pouco menos de 64.000 setores de jatos executivos até agora neste ano, 21% a mais que 2022, 78% a mais que 2019.

O Brasil é o mercado mais movimentado, os setores estão 17% à frente do ano passado, crescimento de três dígitos em comparação com 2019. Índia, Emirados Árabes Unidos e Argentina estão experimentando um crescimento de três dígitos em comparação com 2019. Em contraste, a atividade de jatos executivos na China caiu 4% em comparação com 2019. [EL]

Operação restante mundial – aviação asa fixa (jatos executivos)
1º a 27 de março de 2023, em comparação com os anos anteriores