INFRAERO presta serviços técnicos especializados de pavimento recentemente em três aeroportos concessionados de capitais, nas regiões nordeste, sudeste e sul, em 01.06.23
Conforme nota postada no dia 24 (de maio) no seu portal, a INFRAERO divulgou a conclusão de serviços técnicos especializados de pavimento recentemente prestados em três aeroportos de capitais, nas regiões nordeste, no RN, sudeste, no ES, e sul, em SC.
“Com a expertise da INFRAERO em atividades de operações aeroportuárias e de manutenção, oferecemos aos aeroportos públicos e privados diversas soluções customizadas, adequadas ao porte e às necessidades de cada terminal”, destaca o superintendente de Gestão da Manutenção da INFRAERO Ricardo Miranda.
Foi concluído o serviço técnico de medição de atrito na pista do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante (SBSG), na região metropolitana de Natal, no RN. O trabalho foi realizado por meio de contrato firmado com a concessionária Inframérica, atual operadora do aeroporto.
A medição de atrito é necessária para a verificação e o monitoramento do nível de aderência entre o pneu da aeronave e o pavimento, de modo a garantir maior segurança das operações.
O Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante/Governador Aluizio Alves (SBSG) tem pista (12/30) de 60 x 3.000 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 70 e resistência de subleito alta e pressão admissível de pneu média (de até 1,75 MPa/253 psi), por método avaliação técnica (estudo específico das características do pavimento e aplicação da tecnologia de comportamento de pavimento). O aeroporto pode ser utilizado regularmente por quaisquer aeronaves compatíveis com o RCD 4E ou inferior.
NOTAM B0383/23R-B0367/23, expedido em 28/04/2023, com validade de 03/05 até 09/06/2023, informa que a pista (12/30) está “fechada” para serviços de manutenção, [1] de 03/05/23 até 06/05, de 09:05-12:00Z (06:05-09:00LT), [2] nos dias 08 e 09/05, de 11:05-13:00Z (08:05-10:00LT), [2] nos dias 22 e 23/05, de 09:00-13:00Z (06:00-10:00LT) e [4] de 05/06 até 09/06, de 09:00-15:00Z (06:00-12:00LT), com operações de pouso e decolagem sendo requeridas de autorização prévia da operadora.
A INFRAERO também concluiu os serviços técnicos de manutenção para a remoção de borracha (desemborrachamento) das pistas (pouso/decolagem) dos aeroportos de Florianópolis (SBFL), em SC, de Vitória (SBVT), no ES. Os dois aeroportos são operados, em concessão, pela Zurich Airport.
O trabalho de remoção de borracha – também chamado de desemborrachamento, é uma atividade de manutenção que consiste na retirada da borracha deixada pelos pneus das aeronaves no momento do pouso, sem danificar a superfície do pavimento, garantindo as boas condições de aderência dos pavimentos das pistas de pousos e decolagens.
O Aeroporto Internacional Hercílio Luz (SBFL), em Florianópolis (SC), tem duas pistas cruzadas, [i] a primária (14/32) de 45 x 2.400 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 78 e resistência de subleito alta e pressão admissível de pneu média (de até 1,75 MPa/253 psi), e [ii] a auxiliar (03/21) de 45 x 1.320 m. (a cabeceira 21 sendo deslocada 140 m., e os primeiros 180 m. da pista 03, e os últimos 180 m. da pista 21, sendo “fechado” para decolagem e pouso devido provimento de RESA), de pavimento de concreto com resistência de pavimento PCN 26 e resistência de subleito média e pressão admissível de pneu média (de até 1,75 MPa/253 psi), as duas pistas por método avaliação técnica (estudo específico das características do pavimento e aplicação da tecnologia de comportamento de pavimento). A pista (primária) 14/32 opera procedimentos IFR de saída e aproximação, enquanto a pista (auxiliar) 03/21 opera apenas vôos VFR. O aeroporto pode ser utilizado regularmente por quaisquer aeronaves compatíveis com o RCD 4E ou inferior.
NOTAMs expedidos informam execução de obras em pistas no “Hercílio Luz” (SBFL).
NOTAM E1357/23N, de 11/05/2023, com validade de 15/05 até 10/06/23, informa que acesso da pista (auxiliar) 03/21 com pátio militar esta “fechado” devido a obras, exceto para operação de helicóptero.
NOTAM E1197/23R-E0018/23, expedido em 02/05/2023, com validade de 02/05/23 a 30/06/23, informa o “fechamento” da pista (auxiliar) 03/21 devido a obras, [i] entre os dias 02, às 13:21Z (10:21LT), e 06/05 às 21:00Z (18:00LT) e [ii] de 16/05, às 04:00Z (01:00LT), até 30/06, às 21:00Z (18:00LT).
NOTAM E1196/23R-E0017/23, expedido em 02/05/2023, com validade de 02/05/23 a 30/06/23, informa que a taxiway “A” (acesso de pátio do TECA e hangar para aviação geral com cabeceira 21) está “fechada” para obras, [i] entre os dias 02/05, às 13:13Z (10:13LT), e 06/05, às 21:00Z (18:00LT), e de 16/05, às 04:00Z (01:00LT), até 30/06, às 21:00Z (18:00LT).
O Aeroporto Internacional Eurico de Aguiar Salles (SBVT), em Vitória (ES), tem duas pistas cruzadas, [i] a primária (02/20) de 45 x 2.058 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 86 e resistência de subleito média e pressão admissível de pneu média (de até 1,75 MPa/253 psi), e [ii] a auxiliar (06/24) de 45 x 1.1750 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 45 e resistência de subleito média e pressão admissível de pneu média (de até 1,75 MPa/253 psi), as duas pistas por método avaliação técnica (estudo específico das características do pavimento e aplicação da tecnologia de comportamento de pavimento). As duas pistas operam procedimentos IFR de saída e aproximação. O aeroporto pode ser utilizado regularmente por quaisquer aeronaves compatíveis com o RCD 4D ou inferior.
NOTAM expedido informa execução de serviços de manutenção numa das pistas do “Eurico de Aguiar Salles” (SBVT).
NOTAM B0615/23N, de 25/05/2023, com validade de 26/05 até 28/07/2023-00Z, informa o “fechamento” da pista (primária) 02/20 devido a serviços de manutenção, diariamente entre 01:00-08:00Z (22:00-05:00LT).