CISCEA assina contrato para desenvolvimento de plataforma que irá unificar sistemas do Controle do Espaço Aéreo e Defesa Aérea, permitindo que operadores acessem módulos e serviços de outros sistemas a partir de uma única estação de trabalho, em 03.09.23


A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) assinou no último dia 30 (agosto), o contrato que possibilitará a integração e modernização de sistemas pertencentes ao Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

A plataforma permitirá que operadores acessem módulos e serviços de outros sistemas a partir de uma única estação de trabalho.

Trata-se de uma resposta inovadora aos desafios de integração e modernização dos sistemas no âmbito do SISCEAB, como o Sistema de Defesa Aérea e Circulação Operacional Militar (DACOM) e o Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional (SAGITARIO). A concepção da plataforma única reflete a necessidade de uma solução customizada e abrangente para atender às demandas específicas do DACOM e SAGITARIO.

Segundo o coordenador do projeto, o engenheiro Fábio Louback Espinola, da Divisão Operacional da CISCEA, o diferencial da plataforma está na adoção de uma arquitetura tecnológica padronizada e modular, com interface Homem-Máquina flexível. “Seu desenvolvimento possibilitará a implantação e a integração dos diversos sistemas que compõem o cenário aeroespacial e de defesa brasileiro. Essa abordagem contrasta com a tradicional criação de plataformas específicas para cada sistema, ao permitir a criação de uma plataforma centralizada e compartilhada entre eles”, explicou o engenheiro.

A arquitetura flexível da ferramenta irá oferecer ao Comando da Aeronáutica (COMAER) uma solução versátil e econômica, que ainda pode ser adaptada a diversas situações operacionais. A inovação será fundamental para enfrentar os desafios em constante evolução no campo do Controle do Espaço Aéreo e da Defesa Aeroespacial.