Prefeitura homologa empresa para projeto executivo e obras do ACMG – Aeroporto Civil Metropolitano do Guarujá (SP), em 08.12.23
Fonte: g1 – 03/12/2023
A Prefeitura do Guarujá, no litoral de São Paulo, homologou a empresa vencedora da licitação para a primeira fase de obras do Aeroporto Civil Metropolitano, que será implantado na Base Aérea em Vicente de Carvalho (em Santos) – BAST/SBST. O edital de Tomada de Preços 04/2023 foi publicado no dia 02.
O documento tem como objeto a contratação de empresa especializada para elaboração do projeto executivo e execução das obras da primeira fase da reforma e adequação da pista de pouso e decolagem.
Segundo a prefeitura, o edital inclui intervenções nas pistas de táxi (taxiway) “A”, “B” e “C”, faixa de pista e sistema de drenagem e implantação de cerca operacional, barreiras de proteção de fauna e via interna de serviço no aeroporto.
A abertura dos envelopes para a licitação das obras aconteceu no dia 13 de novembro. Ao todo, o certame contou com cinco empresas participantes, sendo que a vencedora foi a Terracom Construções Ltda. A empresa apresentou o valor da proposta de R$ 19 milhões e atendeu todas as exigências do edital.
Após a execução dos serviços, conclui-se a implantação da primeira fase, que permitirá pousos e decolagens de aeronaves bimotor turboélice para até 72 passageiros.
Segundo o secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Adilson de Jesus, a expectativa é que a primeira fase de obras seja entregue até o primeiro semestre de 2024.“O prazo de execução dessa etapa é de aproximadamente seis meses, com investimentos de R$ 21,3 milhões. Posteriormente, será lançado um novo edital para as obras do terminal de passageiros”, pontuou, em nota divulgada pela assessoria da prefeitura.