INFRAERO assume, com outorga, a exploração e operação do Aeroporto Regional de Sorriso (MT), em 08.01.24


Conforme nota postada no dia 19 (dez.) no seu portal institucional, o ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho formalizou, nesse dia, por meio da Portaria nº 543, de 05/12/2023, a transferência da gestão do Aeroporto Regional de Sorriso/Adolino Bedin (SBSO) para a INFRAERO.

Portaria nº 563 do Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR), de 19/12/2023, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 21/12/2023 – seção 1, página 261:
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-563-de-19-de-dezembro-de-2023-532294934

O Aeroporto de Sorriso/Adolino Bedin (SBSO) foi delegado ao município de Sorriso (MT) por meio do Convênio de Delegação de 2013 celebrado entre a União, por intermédio da então Secretaria de Aviação da Presidência da República (SAC-Pr). No decorrer desse processo, estabeleceu-se um Termo de Compromisso entre o Município de Sorriso e a Secretaria Nacional de Aviação Civil, visando à execução de obras para o aprimoramento das instalações. As fases de conclusão da Pista (PPD) e do taxiway, orçadas em R$ 6 milhões, foram concluídas, restando a realização das obras no pátio do aeroporto e na sinalização.

Diante do interesse mútuo entre a INFRAERO e o município de Sorriso em transferir a exploração do Aeroporto Regional de Sorriso/Adolino Bedin (SBSO), e considerando as diretrizes das políticas públicas voltadas para o fortalecimento da aviação regional, o Ministro de Portos e Aeroportos formalizou a atribuição da exploração Aeroporto à INFRAERO  por meio de uma portaria ministerial.

Neste contexto, a INFRAERO assume a operação do Aeroporto Adolino Bedin e compromete-se a concluir as obras necessárias para a adequação da infraestrutura, buscando proporcionar maior comodidade e segurança aos usuários.

No dia 21, a INFRAERO postou a notícia que o MPOR formalizou, por meio da Portaria nº 563, de 19/12/2023, publicada Diário Oficial da União (DOU) de 21/12/2023, a transferência da outorga do Aeroporto Regional de Sorriso/Adolino Bedin para a INFRAERO, que será responsável pela administração, operação e exploração do terminal mato-grossense.

A INFRAERO já fazia a gestão e operação do terminal por meio de contrato firmado com a prefeitura de Sorriso em janeiro de 2022.

O Aeroporto Regional de Sorriso – Adolino Bedin (SBSO), no MT, está na FIR Amazônica (SBAZ)/setor 06, na jurisdição do CINDACTA-IV, a cerca de 193 MN ao norte de Cuiabá (SBCY), com Alta Floresta (SBAT) distando 159 MN ao norte (NW-N), com Brasília (SBBR) distando 495 MN a SE e Palmas/TO (SBPJ) 450 MN a NE, Porto Velho/TO distando 535 MN a NW.

Localizado a cerca de 12 km (6,5 MN) do centro da cidade, o Aeroporto de Sorriso tem uma pista de 1.700 m. de comprimento, por 30 m. de largura.

Atualmente, a INFRAERO passa por um reposicionamento de mercado, com foco nos aeroportos regionais. Nesse contexto, já recebeu, até o momento, a outorga de 5 terminais aeroportuários:
– Mossoró/RN (SBMS);
– “Vale do Aço”, em Santana do Paraíso/MG (SBIP);
– “Flores”, em Manaus/AM (SWFN);
– Governador Valadares/MG (SBGV); e,
– Sorriso/MT (SBSO).


Texto completo – com informações aeronáuticas-aeroportuárias:
https://aib-el.com.br/site/wp-content/uploads/2024/01/INFRAERO-recebe-outorga-Aeroporto-de-Sorriso-MT-em-07.01.24.pdf