Workshop europeu pela EASA e IATA trata de interferência e falsificação de sinais por satélites para sistemas de navegação GNSS, com a identificação dos principais tópicos que precisam ser abordados para mitigar os “ataques”, em 01.02.24


A EASA e a IATA realizaram um workshop na última semana de janeiro para compartilhar informações sobre incidentes e soluções para incidentes de interferência e falsificação do sistema global de navegação por satélite (GNSS). O workshop concluiu que “a interferência em serviços baseados em satélite que fornecem informações sobre a posição precisa de uma aeronave pode representar desafios significativos para a segurança da aviação”.

Os participantes do workshop concordaram em algumas medidas para tornar os serviços de posicionamento, navegação e cronometragem (PNT – Positioning, Navigation and Timing) fornecidos numa operação por sistema GNSS mais resilientes, incluindo [1] relatórios de eventos, eventualmente para uma base de dados comum, [2] compartilhamento de orientações dos fabricantes de aeronaves com os operadores, [3] partilha de alertas da EASA sobre ataques com as partes interessadas relevantes e [4] garantia de um sistema backup com a rede operacional mínima dos tradicionais auxílios à navegação terrestres.

“[Vimos] um aumento acentuado nos ataques a sistemas [GNSS], o que representa um risco à segurança”, disse o diretor executivo em exercício da EASA, Luc Tytgat. “A EASA está enfrentando o risco específico destas novas tecnologias. Precisamos imediatamente de garantir que os pilotos e as tripulações conseguem identificar os riscos e saber como reagir e aterrar em segurança. A médio prazo, precisaremos de adaptar os requisitos de certificação dos sistemas de navegação e aterrissagem. A longo prazo, precisamos de garantir que estamos envolvidos na concepção de futuros sistemas de navegação por satélite. Combater esse risco é uma prioridade para a agência”, completou Tytgat.

A EASA já publicou Boletim de Informação de Segurança (Safety Information Bulletin) SIB n° 2022-02R2, em 06/11/2023), como revisão do boletim publicado SIB n° 2022-02R1, de 17/02/2023, com assunto “Global Navigation Satellite System Outage and Alterations Leading to Navigation / Surveillance Degradation” (Interrupção e alterações do sistema global de navegação por satélite que levam à degradação da navegação/vigilância):
https://ad.easa.europa.eu/ad/2022-02R2


No Blog:

https://aib-el.com.br/easa-alerta-para-aumento-de-interrupcoes-perda-de-sinal-de-satelites-em-19-03-23/