DECEA promove Painel Normativo de Meteorologia Aeronáutica, em 07.05.24
Conforme notícia postada no seu portal no dia 26, o DECEA realizou, de 24 e 26 de abril, o Painel Normativo de Meteorologia Aeronáutica (Painel MET). Promovido pela Divisão de Normas do Subdepartamento de Operações da organização, o evento reuniu profissionais da área para debater assuntos que impactam na aplicação operacional da atividade e avaliar a necessidade de alterações normativas.
Em uma audiência composta por previsores, operadores e gestores de organizações do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e pelo efetivo das seções de Coordenação e Controle, Planejamento e Normas de Meteorologia Aeronáutica do DECEA, foram abordados os assuntos em destaque no cotidiano destes profissionais. Entre outras temáticas:
1 – a viabilidade do uso de câmeras para observação remota de parâmetros meteorológicos, visando atender às operações R-AFIS (serviço AFIS remoto);
2 – a definição de responsáveis pela inspeção de segurança operacional relacionada ao R-AFIS;
3 – a otimização das escalas de sobreaviso para atender demandas fora do horário de funcionamento do órgão ATS;
4 – a prestação do serviço de autoatendimento nos aeródromos; e,
5 – o Modelo Operacional de Meteorologia Aeronáutica.
O último dia do Painel foi dedicado à análise de dados para a possível ativação da Área QNH (pressão barométrica reduzida ao nível médio do mar), utilizada sobretudo em localidades remotas para operações militares, e à percepção sobre a continuidade dos assuntos discutidos no evento.
Chefe da Seção de Normas de Meteorologia Aeronáutica do DECEA (DNOR3), o tenente-coronel especialista em meteorologia Fernando de Abreu Pinto, enfatizou o pragmatismo da iniciativa: “A análise desses assuntos pode direcionar a uma mudança de procedimentos em relação à consulta de informações meteorológicas e/ou cancelamento de algum procedimento obsoleto. Ou seja, convidar representantes dos órgãos regionais para discutir assuntos operacionais que demandam mudança normativa pode ser o caminho para melhoria contínua do processo normativo. O Painel MET será o primeiro. Outros ainda deverão ocorrer esse ano”.
O Painel Normativo de Meteorologia Aeronáutica do SDOP é uma iniciativa do DECEA com vistas ao aprimoramento da qualidade e a manutenção da segurança dos serviços de Meteorologia Aeronáutica no país. As avaliações realizadas no evento são incorporadas aos trabalhos de atualizações normativas e à melhoria contínua da prestação do serviço.