DECEA recebe certificação dos serviços meteorológicos nos requisitos da NBR ISO 9001, em 01.10.24


Em nota no dia 01, o DECEA divulgou que foi certificado nos requisitos da NBR ISO 9001, através de seu Sistema de Gestão da Qualidade Multisite (SGQM). O sistema gerencia a prestação do serviço de informação meteorológica METAR e SPECI, oferecido nas Estações Meteorológicas de Superfície (EMS) de 29 aeroportos internacionais brasileiros.

A certificação do SGQM do DECEA foi concedida através do IFI (Instituto de Fomento e Coordenação Industrial), organização do COMAER sediada em São José dos Campos (SP), acreditada pelo INMETRO para certificações na área aeroespacial.

As EMS são órgãos operacionais, responsáveis pela observação, vigilância, coleta, monitoramento e divulgação dos dados meteorológicos do momento presente, significativos nas operações de pouso e decolagem. A divulgação é consolidada nos códigos METAR (prestada de forma horária regular) e SPECI (prestada no caso de mudanças significavas no tempo, entre horários regulares).

Com a certificação da informação meteorológica METAR e SPECI, o DECEA enquanto representante do Brasil junto à OACI/ICAO, atende à recomendação emanada do Anexo 03 da organização, que solicita a implementação da gestão de qualidade nos serviços meteorológicos dos seus países membros, e serem certificados na ISO 9001.

ISO 9001 é o nome da norma internacional que certifica a excelência de um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) de uma organização, tornando-se um selo internacional que atesta que a Organização adota boas práticas de gestão a nível internacional. A norma ISO 9001 tem como objetivo: [i] demonstrar a capacidade de fornecer produtos e serviços que atendam às exigências dos clientes e às regulamentares e [ii] melhorar o desempenho organizacional e aumentar a satisfação do cliente.

O DECEA adotou para o serviço meteorológico brasileiro o sistema de gestão de qualidade no formato MULTISITE: mais de um site oferecendo o produto/serviço com a mesma qualidade, conforme requisitos dos usuários e buscando a melhoria contínua em seus processos.

Em tempos de debates e propostas de ações às mudanças climáticas, a certificação do SGQM é uma resposta do DECEA sobre o assunto, consolidando a cultura da melhoria contínua na prestação de seus serviços, integrando organizações distintas em prol de objetivos e metas comuns, contribuindo assim para a eficácia do serviço meteorológico brasileiro.