Aeronaves do GEIV fazem testes de vôo de PAPI e LOC na preparação de infraestrutura para retomada das operações do Salgado Filho, em 12.10.24


Em nota no dia 08, a Fraport Brasil divulgou que, entre os dias 07 e 11 de outubro, aeronave do GEIV – Grupo Especial de Inspeção de Vôo, uma unidade do DECEA, da FAB, realizou vôos para aferições dos equipamentos que auxiliam as aeronaves nos procedimentos de aproximação, pouso e decolagem. Os testes fazem parte do processo de homologação das obras de reabilitação da pista de pouso e decolagem, resultado dos danos causados pela enchente de maio de 2024.
O GEIV fez a verificação dos sistemas de luzes de indicação de rampa de aproximação (de precisão) PAPI instalados nas duas cabeceiras (11 e 29), e do sistema e do rádio-auxílio Localizador (Localizer/DME) – sistema de orientação horizontal com relação ao eixo da pista para um procedimento de aproximação para pouso em vôo por instrumentos, junto com DME, que provê informações de distância – da cabeceira 11. Após essa atividade, os registros dos equipamentos são analisados para que o um documento de homologação seja emitido.
Devido à inoperância de trecho inicial da pista a partir da cabeceira 11, para serviços de recuperação, com o deslocamento da cabeceira 11 em 1.470 m., a implantação do PAPI  desta cabeceira precisou ser revista, para servir de auxílio nas aproximações para pista 11. O Localizador “IPA” dista cerca de 185 m. da cabeceira 11.

Nota do Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR) no dia 08, divulgou os testes de vôo executados por aeronave do GEIV – Grupo Especial de Inspeção de Vôo, uma unidade do DECEA, envolvendo  procedimentos de aproximação, pouso e decolagem, testando pela primeira vez os equipamentos de operação do Aeroporto Salgado Filho (SBPA), em Porto Alegre (RS), desligados desde o alagamento do sítio levando ao “fechamento” do aeroporto no início de maio.

Os testes visam a retomada das operações prevista para dia 21 de outubro.

O aeroporto, numa primeira fase, utilizará uma pista reduzida de 1.730 m., e atenderá apenas vôos domésticos. A reabertura total da pista de 3.200 m. está prevista para o dia 16 de dezembro, quando o Salgado Filho voltará a receber vôos internacionais.

“Este trabalho da FAB é fundamental para garantir a segurança dos profissionais e passageiros do transporte aéreo. O retorno das operações representa um marco significativo para a mobilidade e a economia do Rio Grande do Sul. Estamos monitorando de perto o progresso para assegurar que todas as etapas sejam cumpridas conforme o planejado”, afirmou o ministro Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, que visitará as instalações do Salgado Filho na próxima semana.

Sílvio Costa Filho destaca a importância da reabertura do Salgado Filho para a economia do Rio Grande do Sul. “Foram 3 milhões de passageiros a menos que deixaram de passar pelo aeroporto de Porto Alegre neste período de interdição”, disse o ministro, lembrando que a retomada do movimento aéreo na capital gaúcha terá impacto também na autoestima e no otimismo da população.

O trabalho de inspeção da infraestrutura aeroportuária também está sendo realizado nas áreas internas, por onde passam passageiros e funcionários do aeroporto e das companhias aéreas.

Parte dos equipamentos voltou a funcionar há três meses, quando o Salgado Filho retomou as operações de check-in, que estavam sendo realizadas provisoriamente em um shopping de Canoas. A Base Aérea de Canoas (BACO/SBCO) foi adaptada, neste período de interdição, para as operações de pouso e decolagem.


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