DECEA forma novos pilotos-inspetores e operadores de sistemas de inspeção em vôo, para o GEIV, em 15.11.24


Em nota postada no dia 11, o DECEA divulgou que formou, no dia 08, sete (7) novos pilotos-inspetores e três (3) operadores de sistema de inspeção em vôo. Os 10 profissionais integram o Grupo Especial de Inspeção em Vôo (GEIV), unidade do DECEA responsável pela aferição dos sistemas, auxílios e procedimentos de navegação aérea no Brasil.

A cerimônia de diplomação foi realizada no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP), e contou com a presença do diretor-geral do DECEA, tenente-brigadeiro do ar Alcides Teixeira Barbacovi, do presidente do Conselho Deliberativo do Clube de Aeronáutica do Rio de Janeiro, major-brigadeiro do ar Paulo Roberto Cardoso Vilarinho, do vice-diretor do DECEA, major-brigadeiro do ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Júnior, além de oficiais da FAB e autoridades civis e militares.

Durante 3 meses – 12 semanas letivas -, os alunos receberam instruções teóricas e práticas de inspeção em vôo, capacitando-os a executar o planejamento, a condução e a análise dos dados obtidos nas inspeções em vôo e missões de radiomonitoragem.

“Começa agora o grande trabalho de inspeção e tenho certeza de que estão prontos para assumir essa responsabilidade. A renovação é vital para manter nossa Força Aérea Brasileira atualizada, e é através do esforço coletivo que continuamos a assegurar a segurança e a eficiência das nossas operações”, declarou o tenente-brigadeiro Barbacovi.

Ao receber o diploma de conclusão, o piloto-inspetor que obteve a primeira colocação no curso com média final 10, capitão-aviador Eddye do Carmo Oliveira falou sobre o novo desafio. “Foi um momento de muita dedicação que irá se refletir na manutenção e eficiência do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro e na segurança da navegação aérea de todo o Brasil”, afirmou o oficial.

O tenente-engenheiro Rodrigo Oliveira, primeiro colocado entre os operadores de sistema de inspeção em vôo, compartilha o mesmo sentimento. “Tenho a honra e a responsabilidade de ajudar a garantir que os auxílios de navegação aérea operem com precisão. Sou grato aos instrutores e a todos os envolvidos que tornaram essa formação possível”, declarou.

A solenidade também foi marcada pela entrega do título de Piloto Inspetor Honorário ao chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, brigadeiro do ar André Gustavo Fernandes Peçanha. A homenagem foi criada para destacar o oficial que tenha prestado relevantes serviços à inspeção em vôo.

O Simpósio Nacional de Inspeção em Vôo, evento anual promovido pelo GEIV, foi realizado no dia 07, em São José dos Campos (SP). Com palestrantes nacionais e internacionais abordando as novas tecnologias que envolvem a inspeção em vôo, o simpósio proporcionou a troca de experiências e a integração entre o público presente. Foram apresentados temas como a linha de produtos UNIFIS 3000, o sistema de inspeção em vôo embarcado, o uso de drones na inspeção de sistemas de auxílios à navegação aérea, o cenário operacional do GEIV, os auxílios visuais para aeródromos públicos civis, dentre outros.

“Este evento é uma oportunidade para abordarmos os aspectos fundamentais da inspeção em voo, como as aeronaves, o sistema de referência da aeronave e a própria tripulação.  Além disso, promovemos a capacitação do nosso efetivo através dos diversos assuntos apresentados nas palestras”, explicou o comandante do GEIV, tenente-coronel aviador Antônio Carlos Marins Pedroso Filho.