DECEA divulga realização da 22ª Reunião do Grupo Regional de Planejamento e Execução para o Caribe e América do Sul (GREPECAS/22), que analisou desafios emergentes para planejamento da aviação civil, com foco na melhoria dos sistemas de navegação aérea nas duas regiões, alinhando futuras ações às prioridades estabelecidas no Plano Regional de Navegação Aérea CAR/SAM (RANP), em 01.12.24
Em nota postada no dia 29, o DECEA divulgou a realização da 22ª Reunião do Grupo Regional de Planejamento e Execução para o Caribe e América do Sul (GREPECAS/22) entre os dias 20 e 22 de novembro de 2024, no Escritório Regional da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) na América do Sul, em Lima, no Peru.
O encontro contou com a presença de autoridades e especialistas de diversos países da região, discutindo temas cruciais para o desenvolvimento da navegação aérea regional. E com a participação de importantes lideranças da aviação. Entre os destaques, estavam o diretor regional da OACI para a América do Sul, Fábio Rabbani, o diretor regional da OACI para a América do Norte, América Central e Caribe, Christopher Barks, e o vice-diretor, Julio Siu, além do vice-presidente do GREPECAS, Orlando Nevot.
A reunião foi presidida pelo chefe do subdepartamento técnico do DECEA e atual presidente do GREPECAS, brigadeiro-engenheiro André Eduardo Jansen.
O brigadeiro Jansen enalteceu a importância do evento para a discussão de aspectos relacionados à gestão da segurança operacional e da navegação aérea no âmbito regional.
Durante a reunião, foram analisados desafios emergentes relacionados ao planejamento da aviação civil, com foco na melhoria dos sistemas de navegação aérea nas duas regiões, alinhando futuras ações às prioridades estabelecidas no Plano Regional de Navegação Aérea CAR/SAM (RANP).
O evento reforçou o compromisso da Américas com a melhoria contínua da segurança, eficiência e sustentabilidade da aviação civil, especialmente no que se refere à implementação de sistemas de navegação aérea cada vez mais modernos e interconectados.