Obra de repavimentação da pista do aeroporto de Fernando de Noronha tem novo atraso – serviço de pavimentação teve início no dia 24 de setembro e a previsão era concluir a etapa em dois meses, em 08.12.24
Fonte: g1 – 03/12/2024
O presidente do Conselho Distrital de Fernando de Noronha, Ailton Araújo Júnior, questionou mais um atraso na obra do aeroporto da ilha. “Houve mais um novo atraso na obra. O Conselho Distrital não foi comunicado da prorrogação do serviço. Não recebemos o calendário atualizado nem justificativa de mudança. É um absurdo”, disse Ailton Júnior.
Após várias alterações no cronograma, a pavimentação do “eixo central” começou em 24 de setembro. A previsão do governo de Pernambuco era o trabalho ser concluído em 60 dias, o que não aconteceu.
O g1 entrou em contato com a SEMOBI e questionou os motivos do novo atraso e qual a nova data prevista para conclusão, mas não obteve resposta até a última atualização da reportagem (no dia 03).
As obras da pista principal (totalizando extensão de 1.845 m., por 45 m. de largura) são realizadas por 56 trabalhadores no período noturno, quando o aeroporto é fechado.
Os serviços são executados pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (SEMOBI), com investimento de R$ 60 milhões.
Em outubro de 2022, a ANAC instruiu a proibição de pousos de aviões com motor a jato devido a fissuras, desagregações e buracos no pavimento de asfalto da pista do aeroporto.