Aeroporto de Toledo/PR tem pico de movimentação em maio, respondendo por 43% da movimentação acumulada no ano, em 14.06.25

Em nota postada no seu site institucional no dia 03 (junho), a Prefeitura de Toledo (PR) divulgou que o seu aeroporto (municipal) Luiz Dalcanale Filho (SBTD) atingiu um marco expressivo neste ano: foram realizadas 1.215 operações aéreas (pousos e decolagens) nos cinco primeiros meses de 2025, com destaque para a movimentação de maio, com 413 movimentos (34% do período), em sequência a abril (184 mov.), março (175 mov.), fevereiro (255 mov.) e janeiro 188 mov.).
Em 2024, foram 3.182 movimentos (média 265 mov./mês), versus as médias de 200,5 mov./mês no 4M25 e 243 mov./mês no 5M25.Mesmo sem receber vôos do transporte comercial regulares desde dezembro de 2023, o aeródromo segue sendo um equipamento estratégico para o oeste do Paraná, consolidando-se como um importante pólo de conectividade logística e desenvolvimento regional. A estrutura é utilizada intensamente por aeronaves com diversas finalidades, como vôos privados, táxis aéreos, operações militares, transporte aeromédico (incluindo traslado de pacientes e de órgãos para transplantes), além das atividades de instrução do Aeroclube de Toledo.
A Prefeitura de Toledo tem mobilizado desde o início do ano diversas ações para manter o aeródromo funcional. Além das adequações já realizadas, estão no horizonte investimentos significativos, como os R$ 11,2 milhões que serão destinados pelo Governo do Estado para o recapeamento da pista de pousos e decolagens (R$ 10 milhões) e para a construção de uma nova estação meteorológica (R$ 1,2 milhões).
Em nota postada no dia 09, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR) divulgou que o Governo Federal vai investir cerca de R$ 13,6 milhões na aquisição de Indicadores de Precisão da Trajetória de Aproximação (PAPI) para 13 aeroportos regionais, a maioria a serem entregues ainda em 2025 – sendo o aeroporto de Toledo um dos atendidos. Outros quatro (4) terminais devem ser autorizados ainda neste ano.
O Aeroporto Municipal de Toledo/Luiz Dalcanale Filho (SBTD) dista 247 MN a W-NW de Curitiba/SBBI, na FIR Curitiba. O aeródromo tem classificação (AVSEC – pelo RBAC 135) AP-1 – Classe I, sendo Classe I aeródromos com operação da aviação geral, serviço de táxi aéreo e aviação comercial nas modalidades fretamento (charter) ou regular, com até 600.000 passageiros processados anualmente. O operador é o Município de Toledo (sob outorga da União – dezembro 2016).
Conforme ROTAER, o aeródromo está em elevação de 1.842 pés, com pista (02/20), de 30 x 1.670 m. (por provimento RESA – RWY 02: TORA/ASDA = 1.610 m./LDA = 1.530 m.; RWY 20: TORA/ASDA = 1.590 m./LDA = 1.530 m.), de asfalto (PCN 13). A pista é dotada de luzes de cabeceiras e laterais ao longo da extensão a cada 60 m., além de luzes da pista de taxi.
O aeródromo é homologado para operação VFR diurna/noturna e IFR diurna/noturna. A operação IFR conta com procedimentos com saída OMNI e aproximação RNP para as duas cabeceiras. A operação de vôos conta com serviço ATS-AFIS (funcionamento parcial – 2ª a 5ª, exceto feriado, de 11:00-14:00Z, ou 08:00-11:00LT).
O aeródromo pode ser utilizado regularmente por quaisquer aeronaves compatíveis com o código de referência 2C ou inferior (apenas em condição VMC quando ATR-72 estiver ocupando posição de estacionamento do pátio principal), com Operação Especial aeronave ATR-72 compatível com Código de Referência do Aeródromo (CRA) 3C (sendo proibida operação em condição VMC e não sendo permitida aeronave ocupando posição de estacionamento do pátio principal ou ponto de espera).
Operadores da aviação geral são requeridos de prévia coordenação com a Coordenação Operacional do Aeroporto, com antecedência mínima de 4 horas, para efeito de liberação de parqueamento. É compulsória a orientação da Coordenação Operacional para posicionamento no pátio. O balizamento noturno, após horário de funcionamento de funcionamento da AFIS, deve ser solicitado com 4 horas de antecedência.