Iniciativa conjunta da NBAA, FSI e CAE elabora modelos de SOP para operadores dos segmentos do transporte PART-91 (transporte particular) e PART-135 (serviço aéreo público – transporte por fretamento), com um piloto ou dois pilotos, em aeronaves monomotores ou multimotores, em 13.11.25
A NBAA – Associação da Aviação Executiva americana publicou, no dia 13, um modelo de Manual de Procedimentos Operacionais Padronizados (SOP – Standard Operating Procedures). Desenvolvido em conjunto pela associação e pelas provedoras de treinamento em aviação FlightSafety International (FSI) e CAE, o novo manual incorpora as melhores práticas desenvolvidas com a contribuição de operadores de aeronaves executivas de todos os portes, fabricantes e especialistas em treinamento.
Segundo apresentação da NBAA, o Manual de Procedimentos Operacionais Padronizados (SOP) para aeronaves da NBAA representa o culminar de um longo esforço para auxiliar operadores de aeronaves a seguirem os mesmos padrões comprovados em operações com um piloto ou tripulação composta. O manual incorpora as melhores práticas desenvolvidas com a contribuição de operadores de aeronaves executivas de todos os portes, fabricantes de aeronaves e especialistas em treinamento. O manual foi concebido e elaborado para aprimorar a segurança por meio da padronização e garantir consistência entre operadores de múltiplas frotas e em situações dinâmicas de tripulação e equipe.
O manual destina-se a operações de aeronaves dos segmentos do transporte PART-91 (transporte particular) e PART-135 (transporte em serviço público por fretamento), com um piloto ou dois pilotos, em aeronaves monomotores (MNTE) ou multimotores (MLTE).
https://nbaa.org/flight-department-administration/policies-utilization/airplane-standard-operating-procedures-sop-manual/
Em post no dia 13 na plataforma online da AIN, Chad Trautvetter, editor da plataforma, repercutiu a iniciativa da publicação de modelos de SOP pela NBAA.
O post de Trautvetter reproduz a divulgação pela NBAA da publicação. “A ampla adoção e implementação dos SOP resultarão em maior segurança por meio da padronização e garantirão consistência entre operadores de múltiplas frotas e situações dinâmicas de tripulação e pessoal”, divulgou a NBAA. Os SOP também produzirão dados mais robustos, permitindo melhorias personalizadas e informadas nos programas de treinamento, acrescentou a associação.
Trautvetter informa que tripulantes podem esperar ver os modelos SOP durante os eventos de treinamento da FSI e da CAE a partir de meados de 2026, dando aos operadores tempo para se familiarizarem com os novos padrões operacionais. Adicionalmente, a NBAA oferecerá oportunidades para que o setor forneça feedback sobre o manual, à medida que continua a atualizá-lo com as melhores práticas.
“Estamos entusiasmados em apresentar esses Procedimentos Operacionais Padronizados (SOP) com nossos parceiros, após anos de trabalho com operadores, fabricantes de aeronaves e especialistas em treinamento”, disse Ed Bolen, presidente e CEO da NBAA. “Esses SOP garantirão que todos sigam as melhores práticas comprovadas, criando um ambiente de segurança mais previsível para todos”, completou Bolen.
“Este é um passo colaborativo decisivo para aprimorar a segurança na aviação executiva”, disse Timothy Schoenauer, diretor sênior de soluções globais de treinamento da CAE.
Ben Carter, vice-presidente executivo de operações do centro de aprendizagem da FlightSafety International (FSI), acrescentou: “Incorporar os SOP ao treinamento é um passo em direção a uma maior consistência e apoia diretamente operações mais seguras”. [EL] – c/ fonte
