Prefeitura de Divinópolis/MG explica problema no sistema de balizamento noturno do Aeroporto Brigadeiro Cabral: furto de fiação em outubro, resultando inoperância do sistema, em 01.12.12
Fonte: g1 – 24/11/2021
A Prefeitura de Divinópolis divulgou no último dia 23 as razões da inoperância do sistema de balizamento noturno do Aeroporto Municipal “Brigadeiro Cabral” (SNDV): um furto de materiais elétricos da estrutura, que foi registrado em outubro.
Informação temporária (InfoTemp) – o 2110R/21, de divulgação em 11/11/2021 – dá conhecimento que as instalações e serviços de iluminação da área de pouso estão fora de serviço. O InfoTemp tem validade de 11/11/21-19:42Z (16:42LT) a 20/02/22-23:59Z (20:59LT).
O Executivo municipal informou que atua na solução do caso com a criação de um edital, que vai contratar a empresa especializada na manutenção do dano. Segundo a administração municipal, o aeroporto tem recebido várias equipes técnicas para levantamento do orçamento para estabelecer a tomada de preço. Por consequência, a abertura do processo licitatório para contratar a empresa que ficará responsável pelo conserto do sistema. A prefeitura ressaltou que empresas que executam esse serviço são bastante específicas e Divinópolis não tem nenhuma empresa com esse tipo de mão de obra, o que dificulta o processo.
Outra medida importante para evitar que ocorrências similares ocorram é a contratação, por meio de processo licitatório próprio, de empresa para a prestação de serviços de vigilantes desarmados com certificação e devidamente cadastrados nos órgãos reguladores.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (SEMDE) trabalha para que o edital seja publicado em breve, a fim de que o balizamento volte a funcionar o mais rápido possível. Isso não impede que o tráfego aéreo do aeroporto continue operando de forma parcial, no período diurno, mas de forma segura para os usuários.
Em elevação de 2.636 pés, o “Brigadeiro Cabral” (SNDV) tem pista (17/35) de 30 x 1.539 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 20 e resistência de subleito média. O aeroporto tem homologação para operação VFR, diurna e noturna, com a pista sendo equipada com sistema de iluminação (balizamento noturno) básico, com [i] luzes de final de pista (cabeceira) – L12, [ii] luzes ao longo dos bordos laterais a cada 60 m. – L14, e [iii] luzes (cor azul) de pista de taxiamento – L15, além das luzes do Farol Rotativo (L21) e biruta iluminada (L26), também requeridas para a operação noturna.
Conforme nota em ROTAER, operações noturnas no aeroporto são requeridas de obrigatório prévio contato com a operadora aeroportuária, com antecedência mínima de 04 horas.
Atualização [g1 – 15/12/2021] – a Prefeitura de Divinópolis publicou na terça (15) o edital que visa a contratação de empresa para prestação de serviços de recuperação e revitalização no balizamento noturno da pista do Aeroporto Brigadeiro Cabral. O processo licitatório ocorrerá no dia 27 de dezembro.
O sistema de balizamento – iluminação – do Aeroporto Brigadeiro Cabral está inoperante desde o início de outubro, por conta de um furto de materiais elétricos da estrutura.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Angelo Gonçalves, é um investimento importante para a infraestrutura do aeroporto, uma vez que os instrumentos vão proporcionar a operação de voos no período noturno. “O governo municipal tem trabalhado incansavelmente para melhorar a infraestrutura e modernização do aeroporto e, com certeza, em um futuro breve, esses investimentos ajudarão a construir uma base sólida para a volta dos vôos comerciais”, informou.