MINFRA autoriza obras para ampliação/melhoramento operacional do aeroporto de Caçador (SC), com 100% dos recursos pela União, em 27.12.21


O Ministério da Infraestrutura (MINFRA), por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), autorizou a emissão da Ordem de Serviço (OS) para o início das obras de ampliação do Aeroporto Dr. Carlos Alberto da Costa Neves (SBCD), em Caçador, na região central do Estado de SC.

O governo federal investirá mais de R$ 11 milhões, total (100%) do montante necessário à obra, com recursos oriundos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC). Entre as melhorias estão a implantação de faixas de pista e áreas de segurança, assim como o sistema de drenagem e cerca operacional. Com as obras, o aeroporto de Caçador terá uma das maiores pistas (pouso/decolagem) de Santa Catarina.

A empresa vencedora da concorrência pública terá até 20 meses (01 ano e oito meses) para executar os trabalhos.

O Aeroporto Dr. Carlos Alberto da Costa Neves (SBCD), em Caçador, dista 138 Mn a NW de Florianópolis (SBFL), e 95 MN a NE de Chapecó (SBCH), em SC. Em altitude de 3.376 pés, o aeroporto tem pista (02/20) de 30 x 1.625 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 25 e resistência de subleito alta. A pista é dotada de sistema de balizamento e PAPI na cabeceira 02. A aeroporto tem homologação para operação VFR diurna/noturna e IFR diurna/noturna; mas, até o momento, não estão publicadas cartas de operação IFR no aeroporto, que ainda não dispõe de serviços de controle ou de informação de tráfego aéreo. O aeroporto é da administração estadual.