Após testes em solo, NASA instalando 14 motores elétricos em um TECNAM P2006T para voar como avião-demonstrador de tecnologia de baterias de motorização, em 26.04.22


A aeronave experimental elétrica da NASA, o X-57 Maxwell”, está chegando ao fim dos testes em solo e sendo preparado para a instalação de baterias, informou a agência no final da semana passada. Previsto para voar até o final do ano, o X-57 é um bimotor TECANAM P2006T modificado com a substituição de seus (dois) motores Rotax movidos a gasolina por 14 motores elétricos montados pela asa.

Segundo a NASA, o projeto é uma plataforma de pesquisa para criar confiança em aeronaves mais limpas e com maior eficiência energética. Sob o projeto, a NASA testará e determinará a aeronavegabilidade das tecnologias de aeronaves eletrificadas, incluindo tecnologia de baterias, capacidades de motores elétricos e propulsão elétrica distribuída.

“O projeto X-57 fez contribuições substanciais para o campo da propulsão de aeronaves elétricas como um precursor inicial, construindo uma base de conhecimento de especialização que está influenciando os padrões da indústria e contribuindo para futuras demonstrações de veículos elétricos”, disse Heather Maliska, gerente do projeto do projeto X-57 no Centro de Pesquisa de Vôo da NASA Armstrong Flight Research Center, em Edwards, na Califórnia.

As lições aprendidas com o projeto X-57 já estão sendo compartilhadas com a indústria e a academia para desenvolver caminhos para futuras aeronaves elétricas, divulgou a NASA. [EL] – c/ fontes

Programa de pesquisa X-57:
https://www.nasa.gov/specials/X57/