Com maior comprimento, pista do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), impulsionará vôos internacionais de passageiros e de carga de importação e exportação movimentada pelo novo TECA, em 04.05.22


Pronta para entrar em operação em 19 de maio (data da ciclo AIP-AIRAC), a pista de pouso/decolagem ampliada (com maior comprimento) do Aeroporto Internacional Salgado Filho (SBPA), em Porto Alegre (RS), foi vistoriada nesta segunda (02) pelo ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

A ampliação da pista e a visita do ministro no aeroporto foi objeto de divulgação no portal do MINFRA.

Em elevação de 12 pés, o “Salgado Filho” dispunha de pista de 2.280 m. (o comprimento sendo distância operacional) para operação nas duas cabeceiras, por 45 m. de largura, de asfalto, com resistência de pavimento PCN 72 e resistência de subleito média, com pressão admissível máx. de pneus de até 1,75 MPa (253 psi). As duas cabeceiras são dotadas de sistema de indicação de rampa de aproximação PAPI; a pista 11 também conta sistema de luzes de aproximação com flash (ALS-F) categoria 2.

Com o aumento do comprimento de 920 m., a extensão passará de 2.280 m. para 3.200 m., com as distâncias operacionais (“distâncias declaradas”) iguais ao comprimento físico. O pavimento manteve resistência. PCN 72 e resistência de subleito média, com pressão admissível máx. de pneus de até 1,75 MPa (253 psi). O aumento da pista foi pelo avanço da cabeceira 29 (com Zona de Toque mantendo elevação de 30 pés, mas com elevação da cabeceira passando de 11 pés para 30 pés).

A carta de aeródromo (ADC) atualizada com o novo comprimento da pista passa a vigorar em 19/05/2022, como carta da emenda de 19/05/2022 do ciclo AIP-AIRAC.

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