NTSB atualiza o processamento da sua Most Wanted List of Transportation Safety Improvements (lista de melhorias de segurança de transporte prioritárias) do biênio 2021-2022, em 06.05.22


No meio do período bienal da sua lista de melhorias de segurança de transporte prioritárias/mais almejadas (Most Wanted List of Transportation Safety Improvements), do biênio 2021-2022, o NTSB ficou satisfeito com o aumento da conscientização e o envolvimento do público em questões urgentes. Mas apenas oito (4,8%) das 167 recomendações de segurança relacionadas, e nenhuma na arena da aviação, foram encerradas com sucesso.

O NTSB divulgou a lista 2021-2022 em abril do ano passado, destacando 10 questões-chave de segurança nos modais do transporte aéreo, rodoviário, ferroviário e marítimo.

Duas dessas questões envolviam diretamente a aviação:
– “exigir e verificar a eficácia dos sistemas de gerenciamento de segurança [SMS] em todas as operações de aviação de transporte de passageiros”, e,
– “instalar gravadores resistentes a colisões e estabelecer programas de monitoramento de dados de vôo”.

Desde então, o NTSB divulgou que se reuniu com membros e representantes de associações como a NBAA – National Business Aviation Association, a GAMA – General Aviation Manufacturers Association e a HAI – Helicopter Association International, bem como com as comunidades dos segmentos do transporte pelos regulamentos PART-91 e PART-135.

Por meio de webinars, podcasts, participação em conferências e outras reuniões, o NTSB estimou que alcançou mais de 1.500 operadores em todo o país.

“Estamos satisfeitos com o envolvimento de tantos de nossos parceiros da defesa da segurança, grupos do setor e associações, no ano passado para promover nossas recomendações e destacar as preocupações de segurança no transporte”, divulgou o NTSB numa atualização recente da lista de melhorias de segurança de transporte mais desejadas (Most Wanted List of Transportation Safety Improvements). “Além disso, reconhecemos que muitos grupos e operadores do setor estão fazendo esforços voluntários para melhorar a segurança, inclusive em algumas de nossas recomendações. No entanto, sem obrigatoriedade, muitos outros podem não agir”, apontou o NTSB.

O Conselho de Segurança registrou ainda que estava desapontado com a falta de movimento nas recomendações, em geral. “Quanto mais essas autoridades esperam para implementar nossas recomendações, maior o risco para o público que viaja”, destacou o NTSB.

Na linha de frente do SMS – Safety Management System (Sistema de Gerenciamento de Segurança), o NTSB observou que a FAA exigiu a abordagem de segurança para as companhias aéreas em 2015, mas ainda não estendeu essa obrigação a outras operações de transporte de passageiros. “Embora tenhamos visto alguma adoção voluntária de programas de SMS, a grande maioria das operadoras continua operando sem um SMS implementado. É hora de mais adesão. O risco para o público aéreo é grande demais para não”, destacou o NTSB.

O Conselho de Segurança emitiu 11 recomendações sobre a matéria em cinco ocasiões desde 2015 e, embora algumas tenham status de “aberta – resposta aceitável”, nenhuma foi cumprida completamente e concluída/encerrada.

Quanto aos gravadores resistentes a colisões e recomendações de monitoramento de dados de vôo (FDM – Flight Data Monitoring), o NTSB divulgou acreditar que todas as aeronaves comerciais de transporte de passageiros, incluindo aquelas usadas para fretamento e vôos panorâmicos, devem ser equipadas com dispositivos de gravação de dados, áudio e vídeo.

O Conselho de Segurança observou que defende gravadores visuais em aeronaves há mais de 20 anos. Além disso, disse que entre 2005 e 2020 não havia equipamento de gravação instalado em 83% dos acidentes de aeronaves à turbina com morte de tripulante(s). Além disso, o NTSB emitiu 11 recomendações nesta área. [EL] – c/ fontes