Relicitação do ASGA (Aeroporto de São Gonçalo do Amarante – Natal/RN) é tema de reunião do governo com investidores, edital será apreciado na Reunião Deliberativa da Diretoria da ANAC no dia 07, em 05.02.23


Cerca de 25 investidores, entre os quais CEO de concessionárias de aeroportos e empresas do setor aéreo, estiveram reunidos, nesta quinta dia 02 com o Ministério de Portos e Aeroportos e a ANAC, com a pauta de aeroportos regionais com capacidade de acessibilidade e de integração nacional e da da relicitação do Aeroporto Internacional de Natal – Governador Aluízio Alves (ASGA/SBSG), em São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, no RN.

A abertura do evento foi realizada pelo ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França. O ministro afirmou existir um esforço grande do governo em relação à viabilidade de aeroportos regionais, que possuem um caráter de acessibilidade e de integração nacional. França ressaltou, ainda, a necessidade de se investir em mecanismos que possam baratear o custo das passagens aéreas. “A nossa meta é duplicar a quantidade das pessoas que vão poder andar de avião e ampliar a quantidade de aeroportos estaduais”, afirmou. No encontro, foram apresentados os diferenciais do aeroporto de São Gonçalo do Amarante e um estudo de viabilidade para operadores aeroportuários interessados em investir na ampliação, manutenção e exploração do aeroporto, garantindo a manutenção da eficiência e a excelência na prestação de serviços.

O diretor-presidente da ANAC, Juliano Noman, falou da importância de ouvir os investidores para buscar, nessa fase de ajustes, a melhor solução para o ASGA. “Esperamos que a relicitação do aeroporto seja um marco para essa nova fase de integração do país pelo modal aéreo”, destacou. Em seguida, Tiago Pereira, diretor da ANAC, agradeceu a atuação da Concessionária Inframérica, que tem contribuído muito com o sucesso do processo de relicitação do aeroporto.

O diretor de Assuntos Corporativos da Inframérica S/A, Rogério Coimbra, reforçou o compromisso de continuar mantendo o aeroporto com qualidade de serviço até a transição final para o novo concessionário. Rogério indicou que a oportunidade é atraente para os investidores, informando que, no caso do ASGA, nunca faltou parceria com o governo.

Presente na reunião, o prefeito da cidade (São Gonçalo do Amarante), Eraldo Daniel de Paiva, apresentou o contexto econômico da cidade e as oportunidades de crescimento.

O representante do Governo do Rio Grande do Norte, Bruno Reis, destacou o potencial econômico e turístico do Estado do RN. Segundo Bruno, o aeroporto de São Gonçalo do Amarante, após a relicitação, vai contribuir ainda mais com o desenvolvimento da região como um todo.

Ainda na quinta foram programadas reuniões técnicas promovidas pela ANAC com os investidores interessados.

Já a publicação do edital de relicitação está prevista para entrar em pauta na Reunião Deliberativa da Diretoria Colegiada (REDIR) da ANAC, que acontecerá no próximo dia 07 (fevereiro), e nesta também poderá ser definida a data do leilão.