Piloto-automático Garmin GFC-600 recebe aprovação STC da FAA para King Air série 200, em 09.02.23


No dia 31 (jan.), a Garmin anunciou que recebeu a Certificação Tipo Suplementar (STC/CST) da FAA para o piloto-automático GFC-600 no modelo bimotor turboélice Beechcraft King Air série 200.

A certificação GFC-600 para o King Air série 200 oferece a operadores uma atualização de piloto-automático que incorpora sólido estado de atitude e recursos robustos de automonitoramento para fornecer desempenho superior de piloto-automático, maior confiabilidade e recursos de segurança semelhantes ao já popular sistema de piloto-automático GFC-700.

O GFC-600 passará a ser disponível para operadores das variantes King Air 200, 200C, A200, A200CT, B200, B200C e B200GT como uma alternativa de solução de atualização de sistema de piloto-automático digital que apresenta recursos como pré-seleção de altitude (modo de nivelamento), modos de escravizar altitude, velocidade vertical e proa, capacidade de navegação no modo VNAV (desde que com uso de navegadores Garmin GTN e GTN-TXi),  com recurso de segurança de proteção de baixa velocidade (underspeed) e velocidade excessiva (overspeed) e seleção/acoplagem em aproximações por instrumentos. O sistema PA permitirá a seleção, acoplagem e operacionalização de variados procedimentos de aproximação IFR, incluindo por navegação convencional de precisão ILS e de não-precisão VOR/LOC, incluindo operação por Localizador Back Couse, e por navegação por satélite (quando acoplado com navegador GNSS compatível).

Outra característica padrão do GFC-600 é o sistema Garmin ESP – Electronic Stability and Protection (de proteção e estabilidade eletrônica), que atual dando suporte ao piloto para manutenção da aeronave em condições de vôo estabilizado. O ESP funciona independentemente do piloto-automático e funciona em segundo plano para ajudar os pilotos a evitar atitudes de vôo anormais inadvertidas – como ângulo de rolamento excessivo – e pode ajudar a fornecer proteção de velocidade quando de uma pilotagem manualmente.

O controlador de modo padrão de 6,25 polegadas permite “instalação de rotina” na ‘pilha’ aviônica da aeronave, de acordo com a Garmin.

No King Air série 200, a instalação do sistema GFC-600 exigirá a instalação de EFD (tela de informação de vôo) Garmin G600/G600-TXi. As barras de comando do Flight Director (Diretor de Vôo) também podem ser exibidas na tela de informação de vôo primária da suíte G600/G600-TXi.

Adicionalmente, os servos conjuntos do sistema de piloto-automático do GFC-600, reforçados, reduzem os requisitos de manutenção e oferecem mais ‘torque’ para ajudar a comandar melhor e responder às demandas de controle exigidas por aeronaves com motorização à turbina. Os servos de piloto automático reforçados projetados para condições operacionais adversas contêm motores de corrente direta (DC) oferecem melhor desempenho e menor manutenção quando comparados a projetos de servos de décadas atrás ainda no mercado hoje.

Instalações do sistema de piloto-automático GFC-600 para a série 200 do King Air estão disponíveis em revendedores autorizados Garmin credenciados.

O piloto-automático digital GFC-600 foi projetado para aeronaves monomotoras e bimotoras a pistão de alto desempenho e também para uma solução avançada de piloto-automático para aeronaves à turbina e a jato que possuem uma ampla gama de características de velocidade e desempenho. Além dos recursos tradicionais de piloto-automático, o GFC-600 oferece:
– redução da carga de trabalho do piloto com arremetida acoplada aproximação perdida de procedimento IFR, quando devidamente equipado em aviônica;
– funções premium e capacidades avançadas tais como pré-seleção de altitude (desde que instalado PFD compatível) e de velocidade indicada;
– capacidade direcional e de rolagem baseado em navegação por navegação por satélite integrada que elimina a necessidade de conversores de direcionais/rolagem externos, permitindo uma navegação mais suave quando instalado com um navegador compatível;
– botão/interruptor de modo nivelamento (Level Mode), que aciona automaticamente o piloto-automático para restaurar a aeronave para um vôo reto e nivelado;
– de proteção de baixa velocidade (underspeed) para prevenção de estol;
– de proteção de velocidade excessiva (overspeed), para prevenção de excedência da velocidade máxima/Velocidade para Nunca Exceder (VNE);
– modo de controle de guinada (YD – Yaw Damping) que pode ajudar a minimizar as oscilações de guinada e também pode ajudar a manter o vôo coordenado;
– barras de comando do Flight Director (Diretor de Vôo) que podem ser exibidas nas telas de informação de vôo primária – Garmin G600/G600-TXi; e,
– ajuste de controle que permite ao piloto ajustar arfagem, rolamento lateral, manutenção de altitude, velocidade vertical ou referências de velocidade usando o manche enquanto o piloto-automático está ativado. [EL] c/ fonte