Garmin obtêm da FAA novas aprovações de aeronaves para o Piloto-automático GFC-500, incluindo os modelos monomotor a pistão Cessna 172A/72B/172C/175A/175B/175C e Commander 112/112A, em 03.03.23


No dia 28 (fev.), a Garmin divulgou que recebeu a Certificação de Tipo Suplementar (STC) da FAA para o sistema de piloto-automático GFC-500 para aeronaves adicionais para incluir os modelos monomotor a pistão Cessna 172A/172B/172C/1755A/175B/175C e Commander 112/112A.

O piloto-automático GFC-500 destina-se a aeronaves a pistão leves, oferecendo características de vôo superiores, recursos de automonitoramento e requisitos mínimos de manutenção quando comparado aos sistemas de piloto-automático de geração anterior.

O piloto-automático GFC-500 integra-se, exclusivamente, com os instrumentos de voo eletrônicos da Garmin, ou o instrumento GI-275 (como ADI e HSI) ou o PDF G5, e uma combinação destes, como instrumento de reserva (Stand-by), com interface para tela de informação de vôo da suíte G500 TXi ou G3X Touch, para fornecer aos pilotos uma solução econômica e moderna de piloto-automático.

O controlador do modo de operação do piloto-automático contém grandes teclas e botões dedicados, um botão de controle de giro que permite o ajuste fácil da arfagem (pitch) da aeronave, da velocidade indicada (IAS) e e de velocidade vertical (razão de subida/descida) e de nivelamento de vôo (LVL) que retorna a aeronave ao vôo reto e nivelado com a atuação (por pressão) de botão dedicado. Além disso, aeronaves equipadas com o GFC-500 podem aproveitar o recurso Smart Glide, uma ferramenta de segurança que ajuda os pilotos em um evento de perda de potência do motor, automatizando certas tarefas e ajudando a reduzir a carga de trabalho do piloto.

Como recurso padrão do GFC-500, os pilotos recebem o recurso ESP – Electronic Stability and Protection (recurso de segurança – de proteção e estabilidade eletrônica), que auxilia o piloto a manter a aeronave em uma condição de voo estável. O ESP funciona independentemente do piloto-automático e funciona em segundo plano enquanto o piloto está operando a aeronave manualmente, para ajudar a evitar atitudes de vôo inadvertidas ou ângulos de rolamento e arfagem excessivos, “provocando” o piloto a reverter a aeronave para uma atitude de vôo segura.

A Gamin promove que o piloto-automático GFC-500 com todos os recursos fornece uma longa lista de aeronaves de aviação geral existentes com uma solução de atualização de piloto-automático simples, leve e econômica. Incorporando atitude de estado sólido com recursos robustos de automonitoramento, o GFC-500 oferece desempenho superior de piloto-automático, maior confiabilidade e ferramentas de segurança adicionais semelhantes às apresentadas no sistema GFC-700, para aeronaves de maior porte. Além dos recursos tradicionais de piloto-automático, como captura e manutenção de altitude, velocidade vertical e modos de rumo, o GFC-500 também inclui pré-seleção de altitude, operação-navegação vertical e recurso de proteção de subvelocidade e sobrevelocidade. Pilotos também podem selecionar, acoplar e voar vários procedimentos de aproximação por instrumentos, incluindo ILS, LOC, VOR e GNSS, aproximações com curso traseiro, quando acoplado com um navegador Garmin compatível.

A Garmin continua a adicionar modelos de aeronaves à crescente lista STC para o piloto-automático GFC 500. Para ver a lista STC de aeronaves mais atualizada, para ver as certificações que devem ocorrer nos próximos 12 meses: www.garmin.com/GFC500  [EL] – c/ fontes