ANAC (Brasil) aprova uso de sistema de pouso automático de emergência Safe Return (baseado no sistema Autoland, da Garmin) no Cirrus Vision Jet, em 04.03.23


Nota da mídia AIN pelo editor-chefe Matt Thurber divulgou que a agência de aviação civil brasileira ANAC aprovou o uso do sistema de pouso automático de emergência Safe Return, baseado no sistema Autoland, da Garmin, no jato monomotor Cirrus Vision Jet, em operação em espaço aéreo brasileiro. A aprovação da ANAC teve endosso do DECEA.

O Safe Return (designação do sistema Autoland, da Garmin, pela Cirrus no Vision Jet SF50) pode ser ativado por qualquer pessoa no avião, por exemplo, no caso de uma incapacitação do piloto (Pilot Incapacitation). Mas, se um piloto ou passageiro não conseguir acionar o Safe Return, o sistema será acionado automaticamente após um certo período de tempo de inatividade do piloto.

Quando ativado, o Safe Return imediatamente direciona o avião para o aeródromo adequado mais próximo, com apresentação de imagem gráfica – “mapa” -, nas telas de informação de vôo primária (PFD) com o percurso que o avião está seguindo para chegar ao aeródromo alternativo. O sistema transmite uma mensagem rádio de emergência nas frequências de comunicação apropriadas e ajusta o transponder para o código de emergência (7700). Essas mensagens rádio não apenas informam autoridade de controle de tráfego aéreo da emergência mas também coordena com outras aeronaves em vôo na área que uma emergência está em andamento. Para desacelerar o avião ao se aproximar do aeroporto, o Safe Return reduz a potência, entra em espera se necessário e, em seguida, voa a aproximação por instrumentos para a pista, configurando o avião – abaixando o trem de pouso e flapes no momento correto. Logo acima da pista, o Safe Return reduz a potência e alinha o avião com a linha central, então pousa o jato e aplica os freios até a parada da aeronave na pista. [EL] – c/ fonte