Cliente estrangeira do ARJ-21 indonésia TransNusa inicia campanha de treinamento de vôo do modelo, em 18.03.23


O jato regional chinês ARJ-21-700, da COMAC, está cada vez mais perto de sua entrada em serviço fora da China, já que a transportadora indonésia de baixo custo TransNusa Aviation iniciou campanha de treinamento de vôo, de 100 horas, nesta semana, previamente ao início da operação comercial da transportadora com o modelo.

A TransNusa recebeu seu primeiro ARJ-21 em dezembro passado, tornando-se efetivamente a primeira operadora estrangeira a receber um aparelho do modelo chinês. O primeiro aparelho, com capacidade para 95 passageiros em um layout com cabine única em classe econômica, com a matrícula PK-TJA, decorre de um pedido feito em janeiro de 2021 para 30 aviões. A COMAC escalonará as entregas dos 29 jatos restantes até 2026.

O China Aircraft Leasing Group (CALC), uma subsidiária do China Everbright Bank, apoiou a transação. Em 2016, a lessora chinesa (CALC) fez um pedido firme de 30 jatos ARJ-21 com opção de compra de mais 30. O negócio, avaliado em cerca de US$ 2,3 bilhões com base nos preços de tabela da época, é classificado como o maior pedido único do modelo para a COMAC. O CALC possui cerca de 163 aeronaves, incluindo 136 aviões Airbus e 27 Boeings, e sua carteira de pedidos inclui 211 aeronaves Airbus e Boeing, sendo 145 Airbus e 66 Boeing.

A TransNusa planeja operar o modelo ARJ-21 em rotas entre Jacarta, Denpasar e Yogyakarta. A TransNusa ainda não especificou uma data de entrada em serviço do modelo.

Lançada nesta quarta dia 15, a campanha de treinamento de vôo do ARJ-21 da TransNusa ocorre no momento em que a transportadora busca abrir sua primeira rota internacional, ligando Jacarta a Kuala Lumpur, na Malásia.

O CALC detém uma participação acionária na TransNusa por meio da Aviation Synergy – uma empresa incorporada nas Ilhas Cayman que possui a Naga Pacific Holdings, com sede em Cingapura – que, por sua vez, possui 49% da TransNusa. De acordo com um arquivo de informes corporativos do mercado de Bolsa de Valores, o CALC detém 72,8% da Aviation Synergy, enquanto seu diretor executivo Poon Ho Man e o vice-CEO Liu Wanting detêm 14,1% e 13,1%, respectivamente; a empresa indonésia PT Panca Global International Indonesia – controlada pelo vice-presidente da TransNusa, Leo Budiman – detém a participação restante de 51% da TransNusa.

No momento, a TransNusa, uma operadora de baixo custo com sede em Jacarta, opera vôos com uma frota modesta de três aeronaves Airbus A320 e um A320NEO. A TransNusa operará dois voos diários entre as duas capitais, a partir de 14 de abril, antes das comemorações do Eid Al-Fitr.

No final de 2022, a COMAC detinha um total de 690 pedidos de ARJ-21, de 25 clientes, com mais 100 jatos entregues a nove empresas chinesas e estrangeiras, segundo a Comissão de Ciência e Tecnologia do município de Xangai. As 100 aeronaves ARJ-21 operam atualmente em 316 rotas e 118 cidades.

Enquanto isso, ao final do ano passado, o jato de fuselagem estreita COMAC C919 recebeu um total de 1.035 pedidos de 32 clientes, de acordo com a COMAC. O CALC assinou um acordo para 20 C919 em 2011.

A primeira aeronave C919 para cliente foi para a estatal CEA – China Eastern Airlines, em dezembro passado, e é a primeira de cinco aeronaves do modelo sob encomenda para a CEA, que uma operadora membro da aliança SkyTeam. A China Eastern espera a entrega das quatro aeronaves C919 restantes nos próximos dois anos. A CEA também planeja adquirir 24 ARJ-21, e mãos 10 jatos widebody, especificamente seis Airbus A350-900 e quatro Boeing 787-9. [EL] – c/ fonte