Frota global do Pilatus PC-12 bate marca de 10 milhões de horas voadas e 9,3 milhões de pousos, em 05.05.23


A frota mundial do modelo monomotor turboélice Pilatus PC-12, com mais de 1.900 aparelhos entregues, já bateu a marca de 10 milhões de horas de vôo, desde a entrada em serviço do modelo original em 1994, divulgou a fabricante suíça nesta segunda dia 01. A frota global performou 9,3 milhões de pousos – com quatro aparelhos juntos tendo registrado cada um mais de 50.000 pousos.

O PC-12 mais voado da frota global é registrado no Canadá, somando mais de 35.000 horas, enquanto 71 outros turboélices voaram mais de 20.000 horas cada.

O CEO da Pilatus, Markus Bucher, falou: “O sucesso passado, presente e futuro do PC-12 se resume ao seu apelo para uma ampla gama de operações, sua sólida confiabilidade e seu excelente histórico comprovado de segurança. Como um benefício adicional, esses atributos resultaram em proprietários de PC-12 desfrutando de um dos mais altos níveis de retenção de valor entre todas as aeronaves executivas”.

“Quando o PC-12 foi lançado, esse marco parecia estar anos-luz no futuro”, disse Ignaz Gretener, vice-presidente da divisão de aviação executiva da Pilatus. “Você deve dar crédito aos engenheiros que projetaram esta estrutura robusta, à equipe de produção que cria qualidade excepcional em cada unidade, à equipe de vendas que encontrou tantos mercados ansiosos para adotar esta aeronave versátil e à equipe de suporte que os mantém no ar. Somos especialmente gratos à nossa base de proprietários por confiar na Pilatus e nos ajudar a melhorar continuamente o PC-12 para que ele lidere o mercado em vendas ano após ano”, Gretener acrescentou.

Gretener concluiu: “O segredo do sucesso do PC-12 não é nenhum segredo. Ouvimos continuamente nossos clientes e nos esforçamos para fornecer a eles recursos, capacidades e tecnologias para dar suporte às missões que são críticas para eles. Com cada aeronave e cada proprietário e operador individual de uma aeronave Pilatus, nosso objetivo é nos tornarmos cada vez melhores”.

Nas últimas três décadas, a Pilatus aumentou a potência do motor Pratt & Whitnney PT-6 do PC-12, bem como sua velocidade, peso bruto e capacidade de carga-paga.

A mais recente iteração da Família PC-12 é o PC-12NGX, introduzido no mercado em 2019, com a incorporação de um novo motor PT6E-67XP, de 1.200 SHP, com controle eletrônico-digital do grupo motopropulsor FADEC (Full-Authority Digital Engine Control) de duplo canal. Em 2019, o PC-12 tornou-se o primeiro turboélice comercial a incorporar sistema eletrônico de controle do grupo motopropulsor (motor+hélice), desenvolvido pela Pratt & Whitney Canada.

A Pilatus Aircraft entregou 80 novos PC-12 em 2022 e, para atender a demanda crescente, planeja aumentar a produção do Tipo em 2023. A Pilatus também anunciou que está aumentando a taxa de produção ao finalizar a entrega de seu 2.000º PC-12 – com a atual versão um PC-12NGX, representando a terceira maior variante do Tipo, desde a entrada em serviço do modelo original em 1994. [EL] – c/ fontes