Blackhawk perto do STC/CST para instrumento de informação primária standby Garmin GI-275 na linha Cessna Citation, em 10.05.23


A Blackhawk Aerospace Technologies, do EUA, está desenvolvendo um Certificado Tipo Suplementar (STC/CST) para substituição de instrumento de informação primária standby (backup) nos jatos da série Cessna Citation 500/501/550/S550/560/560XL pelo instrumento eletrônico Garmin GI-275. O programa de aprovação do STC está em seus estágios finais, divulgou Blackhawk, com sede em Columbia, no Estado do Missouri.

“Os atuais sistemas de instrumentos reservas nessas aeronaves tornaram-se difíceis e muito caros para reparo”, promove a Blackhawk.

Uma vez aprovado pela FAA, o STC, junto com o kit de aprovado da fabricante de componente, estará disponível nos revendedores Blackhawk e Garmin.

Os clientes poderão optar por usar a bateria de lítio interna do GI 275 ou o sistema de bateria de reserva existente da aeronave como energia backup para o instrumento.

A instalação inclui marcações de velocidade aerodinâmica específicas da aeronave para o modelo específico, e as opções disponíveis incluem visão sintética, antena GNSS backup e magnetômetro para informações de direção.

“Nossos clientes estavam procurando uma solução completa para um programa antigo para a aeronave da série Citation 500”, disse o vice-presidente de vendas e marketing da Blackhawk, Conrad Theisen. “Ouvimos e desenvolvemos um STC projetado por instaladores para instaladores como uma solução de baixo custo”, completou Theisen.

Lançado em janeiro de 2020, o GI-275 é um instrumento de vôo eletrônico concebido para substituição diretamente de instrumentos de informação primária de vôo antigos – como substituto direto para uma variedade de instrumentos, incluindo um indicador de atitude, indicador direcional de atitude (ADI – attitude directional indicator), indicador desvio de curso (CDI – course deviation indicator), indicador de situação horizontal (HSI – horizontal situation indicator) e sistema de indicação do motor (EIS – engine indication system). Diversas variantes do GI-275 são disponíveis para atender às necessidades de mais de mil modelos de aeronaves executivas e de aviação geral. Recursos além da exibição tradicional de atitude, velocidade e altitude incluem a opção da exibição de CDI, HSI e informações do motor. O GI-275 também é capaz, opcionalmente, de exibir recursos semelhantes a telas multifuncionais, como tráfego, meteorologia, terreno, diagramas de aeroporto SafeTaxi, Synthetic Vision Technology (SVT) – tecnologia de visão sintética – e muito mais.

Capaz de servir como um instrumento de vôo “4 em 1”, o GI-275 também pode ser instalado como instrumento reserva (standby) para várias funções de informação de vôo em telas EFI, sendo operacional com uma bateria backup de 60 minutos, na instalação do instrumento seja como primário seja como backup. Leve e compacto, foi intencionalmente projetado para aproveitar o tamanho padrão dos instrumentos de vôo de 3,125 polegadas (7,94 cm.) e design de montagem traseira que minimiza a modificação do painel, assim preservando painéis e a disposição dos equipamentos originais de aeronave, com facilidade de instalação em termos de tempo reduzido e custos. Adicionalmente, o GI-275 também é compatível com uma variedade de sistemas de piloto-automático de fabricação terceira e não requer um adaptador de interface separado, reduzindo ainda mais o trabalho de instalação.

O GI-275 tem tela sensível ao toque brilhante e de alta resolução e amplo ângulo de visão oferecendo legibilidade superior no cockpit.

Um botão (knob) concêntrico duplo permite que os pilotos acessem uma variedade de funções-chave dentro do instrumento de vôo, como ajustes na configuração de altimetria (baro – pressão atmosférica) ou no bug de velocidade. Altamente escalável, operadores podem começar com um único GI-275 e adicionar até um total de seis instrumentos em um único painel, abrindo caminho para atualizações incrementais e uma variedade de configurações de painel individualizadas.

O instrumento “4 em 1” é aprovado como indicador standby dedicado (específico) para as suítes aviônica da Garmin, sendo como indicador standby também compatível com variedade de plataformas aviônicas de terceiras no mercado. Quando utilizado como indicador standby dedicado (específico) para a suíte Garmin G500TXi, o GI-275 tem capacidade de exibir recursos adicionais de visor multifuncional. Para obter informações de navegação backup, um navegador GNSS-VFR integrado permite orientação de navegação direta conveniente, exibindo informações de posição da aeronave em um mapa em movimento.

O GI-275 recebeu a aprovação da FAA para instalação em mais de 1.000 modelos de aeronaves monomotores e multimotores.

Quando do seu lançamento, Carl Wolf, vice-presidente de vendas e marketing de aviação, promoveu o equipamento: “Como inovadores constantes na indústria de aviônicos, estamos redefinindo o cockpit de aeronaves com a introdução do GI-275. Com o GI-275, os pilotos podem adotar uma abordagem a econômica e escalável para a atualização de seus aviônicos, economizando na mão de obra e no custo de instalação. Se for arredondado e em seu painel, os pilotos provavelmente podem substituí-los pelo GI-275 para receber recursos e benefícios de exibição de informação de vôo moderna em um instrumento de vôo com tela sensível ao toque poderoso e compacto”.

Adequado como um substituto para muitos instrumentos de vôo antigos, como indicadores de atitude baseados em giroscópios, no mercado, como o popular KI-256, o GI-275 oferece benefícios de um instrumento de vôo moderno e confiável.

Quando instalado como um indicador de atitude primário, o GI-275 oferece maior confiabilidade, potencial economia de peso e manutenção reduzida em comparação com indicadores de atitude a vácuo propensos a falhas. Quando o GI-275 serve como instrumento primário para informações de atitude, piloto também pode visualizar altitude, velocidade e rumo no instrumento. O recurso opcional SVT – Synthetic Vision Technology (tecnologia de visão sintética) sobrepõe uma visão topográfica 3D detalhada do terreno, tráfego, obstáculos, postes de sinalização do aeroporto e muito mais, tudo dentro do visor de atitude do GI-275. O GI-275 também sobrepõe um marcador de trajetória de vôo na visualização SVT, que leva em consideração o vento cruzado, o ângulo de ataque e outros fatores para mostrar com precisão onde a aeronave está voando.

Para instalação como um CDI ou HSI, o GI-275 é projetado para aceitar também uma variedade de navegadores por satélite (GNSS), além dos receptores de navegação convencional (por rádio-navegação – VHF), permitindo até duas fontes de navegadores GNSS e duas fontes de navegação VHF. O GI-275 possui um OBR – Omni Bearing Resolver que permite que o instrumento de vôo faça interface com uma variedade de navegadores antigos no mercado sem a necessidade de um adaptador caro. Com um magnetômetro opcional, o GI-275 também é capaz de fornecer orientação com base magnética HSI. Guia lateral e vertical em navegação por satélite, VOR-LOC e desvio de Glide-slope (GS) também pode ser exibidas pelo GI-275. a seleção da fonte do CDI pode ser realizada através da interface da tela sensível ao toque, enquanto a seleção do curso e da direção é concluída usando a tela sensível ao toque ou o botão (knob) concêntrico duplo. Quando substituindo um CDI ou HSI mecânico mais antigo, o GI-275 funciona como um indicador digital moderno e adiciona recursos do tipo MFD, como mapa em movimento, clima, tráfego e terreno.


Quando configurado como instrumento de informações do motor (EID – engine information display), o GI-275 tem capacidade de interface com aeronaves monomotores e multimotores, com motorização aspirada ou turboalimentada, com motores selecionados, incluindo motores Lycoming e Continental de 4 e 6 cilindros. Cada motor requer um instrumento. Quando o GI-275 substitui os indicadores mecânicos e é configurado como instrumento primário para informações do motor, o GI-275 pode exibir RPM, pressão de admissão, pressão e temperatura do óleo, temperatura do cabeçote (CHT), temperatura dos gases de escape (EGT), temperatura de entrada da turbina (TIT), fluxo de combustível, quantidade de combustível, pressão de combustível, voltagem e amperagem. A funcionalidade de assistência da mistura para motor a pistão também é disponível para que piloto possa optar por operar no pico da mistura rica ou no pico da mistura pobre. O GI-275 também possui alerta de excedência, permitindo que os instaladores configurem alertas de cuidado e aviso de acordo com o POH (Pilots Operating Handbook) – manual de operação; alertas de aviso como “alta temperatura do óleo” ou “alto CHT” podem ser configurados pelo operador. Essas excedências, bem como dados adicionais do motor, podem ser compartilhados sem fio com o aplicativo Garmin Pilot em dispositivos móveis da Apple e também podem ser visualizados no site flyGarmin para análise pós-voo. Em aeronaves multimotores, GI 275 duplos são necessários para exibir as informações do motor.
Dependendo da configuração e instalação, o GI-275 é capaz de exibir páginas de funções adicionais e recursos além de um instrumento de vôo tradicional. Esses recursos podem incluir:
– o GI-275 pode ser acoplado com rádio-altímetro Garmin GRA 55/5500 e outros RA de terceiros para funcionar como rádio-altímetro em uma página dedicada. Anúncios visuais e aurais também ser disponíveis.
– o GI-275 é compatível com o piloto-automático Garmin GFC-500 e -600 bem como uma variedade de sistemas de piloto-automático de terceiros, podendo substituir o indicador de atitude primário instalado com esses sistemas.
– visor multifuncional (MFD) com um mapa em movimento podendo exibir terreno/relevo, obstáculos, tráfego, meteorologia, informações do espaço aéreo, aerovias e muito mais.
– caso conectado a transponder ADS-B GTX-345 ou GNSS-transponder ADS-B GNX-375, as informações de tráfego podem ser exibidas na página de tráfego dedicada ou no mapa móvel. A tecnologia patenteada de movimento relativo TargetTrend {tendência de tráfego) e os alertas de tráfego pop-up aprimoram ainda mais a consciência situacional.
– o GI-275 também pode ser conectado a uma variedade de sistemas de tráfego, incluindo TAS (Traffic Advisory) e TCAS (Traffic Alert and Collision Avoidance System). Os avisos de tráfego são exibidos na página de tráfego dedicada e no mapa em movimento.
– o GI-275 usa seu banco de dados interno de terreno e obstáculos para fornecer alertas sonoros e visuais de proximidade do terreno, incluindo as mensagens-alerta “terrain ahead, pull up” e “obstacle ahead, pull up” (“terreno à frente, suba” e “obstáculo à frente, suba”).
– sombreamento do terreno incorpora contornos amarelo e vermelho, representando a aeronave a 1.000 pés e 100 pés acima do nível do solo (AGL), respectivamente. As informações do terreno, bem como as informações do banco de dados de obstáculos e de alerta de linhas de transmissão (WireAware) podem ser visualizadas nas páginas do terreno e do mapa.
– quando acoplado com o receptor de datalink Garmin-GDL 69, o GI-275 é capaz de exibir informação meteorológica via SiriusXM Aviation Weather. Também pode exibir informação meteorológica do Flight Information Service-Broadcast (FIS-B) a partir de transponder GTX 345 ou GNX 375.
– diagramas de aeroporto SafeTaxi exibem pistas, taxiways e as dependências de FBO e hangares, e outras informações em relação à posição da aeronave na superfície do aeroporto.
– uma página de informações do aeroporto exibe uma variedade de informações, incluindo frequências, dimensões da pista e outras mais.

O Wi-Fi integrado permite o Database Concierge, a transferência sem fio de bancos de dados de aviação para o GI-275. Pilotos também têm a opção de transferir base de dados para o GI-275 usando uma unidade flash USB e o carregador GSB 15 USB. Os bancos de dados também podem ser sincronizados entre vários instrumentos de vôo do GI-275 em um único cockpit. Quando configurado para exibir informações do motor, o GI-275 pode enviar dados do motor sem fio para exibição no aplicativo Garmin Pilot em dispositivos móveis da Apple. Esses dados também são sincronizados automaticamente e também podem ser visualizados no site flyGarmin. A transferência sem fio do plano de vôo via Bluetooth é disponível quando o GI-275 está acoplado com navegador GNSS 175, com navegador/comunicador (NAV-COM) GNC 355 ou navegador GNSS-transponder ADS-B GNX 375. As funções sem fio adicionais incluem o compartilhamento da posição do navegador GNSS e informações de atitude backup com o Garmin Pilot. [EL]