Cessna anuncia painel NextGen para linha de aeronaves a pistão, a ser especificado pelo cliente, com alternativa de uso de tablet iPad, em 02.04.23


A mídia AeroNews Network postou notícia que a Textron Aviation anunciou uma nova configuração de painel padrão para todas as aeronaves com motor a pistão Cessna para aparelhos com ano-modelo 2023 – com um placar de alumínio “limpo”.
Embora a mudança derrube quase um século de tradição, a Cessna acredita que os clientes passarão a venerar a simplicidade minimalista dos novos designs de painel.

Lannie O’Bannion, vice-presidente sênior de vendas e operações de vôo, disse que as incursões anteriores em um design de uma plataforma de vôo mais futurista foram igualmente controversas até serem adotadas, especialmente pela “geração do milênio”. “As aeronaves Cessna estão na vanguarda da aviação há décadas e temos certeza de que pilotos e passageiros vão adorar a cabine de comando simples, leve e aerodinâmica do futuro” falou Lannie.

Testes de mercado mostraram que, mesmo com padrão de aviônicos de painel glass cockpit de última geração – com telas de informação de informação substituindo instrumentos analógicos -, com adoção de suítes da Garmin na linha de produção, 92% dos pilotos ainda passam a maior parte do vôo referenciando-se a tablet, smartphone ou EFB. Em uma tentativa de diminuir peso, a complexidade e os custos de manutenção, a Cessna faz um desuso da história.

A Cessna agora passa para o cliente a definição do painel e da aviônica de sua aeronave a pistão. A Cessna agora passa a oferecer apenas 2 opções em seu “configurador” de aeronaves: um suporte (nicho) para tablet para qualquer um dos assentos.

“Com uma gama tão ampla de equipamentos portáteis e dispositivos de vôo compatíveis com tecnologia bluetooth disponíveis, parecia tolice insistir em equipar todas as aeronaves com aviônicos caros e já ‘antigos’. Para aqueles que desejam desempenho de ponta, a Cessna fez parceria com a Apple para oferecer um programa de leasing para os melhores e mais recentes iPads, adicionado ao mesmo plano de pagamento da própria aeronave por apenas uma modesta taxa de juros de 17% (com financiamento aprovado)”, divulgou Lannie.

A linha Cessna de avião a pistão tem um portfólio com os modelos C172 Skyhawk, C182 Skylane, C182T Skylane (a variante de motor turbocomprimido) e o Cessna Turbo Stationair HD (C206). Os modelos são oferecidos com suíte aviônica Garmin G1000Nxi, como item de série. [EL] – c/ fontes