Daher revela mais atualizações para as linhas TBM e Kodiak e divulga que espera entrada em serviço de TBM híbrido-elétrico em 2027, em 30.03.23


A fabricante francesa Daher anunciou novas atualizações para seus monomotores turboélices TBM 960 e Kodiak 100, nesta quarta dia 29, durante a feira de aviação Sun ‘n Fun Aerospace Expo, que acontece em Lakeland, na Flórida (EUA).

A Daher produz quatro modelos – o Kodiak 100 Series III e Kodiak 900 e o TBM-910 e TBM-960 – e entregou 73 aviões no ano passado. A fabricante prevê entregar entre 85 a 90 neste ano.

O Kodiak 100 passará a ser oferecido com hélice penta pá de lâminas de composite, da Hartzell, como item opcional da versão Series III; a hélice também será oferecida como item de retrofit para todos os modelos “100”. A nova hélice estará disponível como opção na nova produção da aeronave Kodiak 100 Series III, com entregas a partir de junho. A opção de retrofit para todos os Kodiak 100 em serviço é oferecida por meio do programa Hartzell Top Prop.
No ajuste de máximo torque, a hélice pentapá de composite gira a 2.000 RPM, 200 RPM (9%) mais lenta do que a atual hélice quadripá metálica (alumínio). Em comparação com a hélice quadripá padrão, a nova hélice é 13 lb. (5,9 kg) mais leve e reduz a distância de decolagem em 6% e o ruído em 6,6%. Além de reduzir a vibração a bordo da aeronave, a nova hélice reduz o ruído do sobrevôo do Kodiak 100 para 77 dB(A), abaixo do requisito rigoroso de 78 dB(A) da autoridade européia da EASA e da alemã LBA.

A Hartzell adaptou a nova hélice para sua aplicação no Kodiak 100 e incorporou a tecnologia de hub (núcleo) leve Raptor. A hélice de 96 polegadas (243,8 cm) de diâmetro tem uma distância ao solo de 19 polegadas (48,26 cm), mantendo a capacidade do Kodiak 100 de operar a partir de pistas de piso não-preparado.

No Kodiak 900 (com motorização P&W PT6A-140A, de 900/900 SHP), a hélice quadripá tem 97 pol. (246 cm) de diâmetro, com distância ao solo de 15,4 polegadas (39,11 cm).

No Kodiak 100 (com motorização P&W PT6A-34, de 750/700 SHP), a hélice quadripá tem 96 pol. (244 cm) de diâmetro, com distância ao solo de 19 polegadas (48,26 cm).

“Como uma referência já reconhecida nas categorias STOL [distância de decolagem e pouso curta] e multimissão, o Kodiak 100 será ainda mais capaz e silencioso com a opção de hélice composta de cinco pás Hartzell”, disse Nicolas Chabbert, vice-presidente sênior presidente da divisão de aeronaves da Daher.

Além disso, uma atualização da suíte Garmin G1000NXi que inclui o transponder GTX 345R ADS-B IN/OUT está disponível como um retrofit para todos os Kodiak 100.
A atualização aviônica estará disponível na rede de revendedores Garmin, bem como nas unidades de manutenção operadas pela Daher em Sandpoint, no Idaho, em Pompano Beach, na Flórida, e em Tarbes, na França, juntamente com os Centros de Serviço Autorizados Kodiak.

Entre os recursos do G1000NXi, estão a tecnologia de monitoramento de pista SurfaceWatch, sobreposição de cartas – imagens geográficas no HSI (Horizontal Situation Indicator), capacidade de aproximação visual para rampas personalizadas acoplada ao piloto-automático para mínimos selecionáveis e conectividade sem fio do cockpit por meio do cartão de memória multimídia Flight Stream 510 . Com o Transponder GTX 345R incluído neste ‘pacote’ de atualização, o sistema G1000 NXi oferece os benefícios do ADS-B “IN”.

“Trazer a moderna cabine de comando integrada G1000NXi para o Kodiak 100 está totalmente alinhado com a estratégia da Daher de atender nossos clientes com atualizações e aprimoramentos ao longo da vida útil de suas aeronaves”, disse Chabbert.

Carl Wolf, vice-presidente de vendas e marketing de aviação da Garmin, acrescentou: “Estamos entusiasmados em trazer esta moderna cabine de comando integrada para os primeiros Kodiak 100.  O G1000NXi oferece recursos de ponta e atualizações significativas de desempenho que ajudarão os pilotos a voar com mais segurança e chegar aos seus destinos com mais facilidade”.

O preço recomendado do kit de atualização G1000NXi é de US$ 62.995. A previsão é que os kits comecem a ser liberados para clientes no terceiro trimestre de 2023.

Lançado no ano passado, na Sun ‘n Fun, o TBM-960 está recebendo um interruptor de revisão da lista de verificação (check list) no manche e botões (knobs) de configuração do altímetro reposicionados, bem como radar meteorológico GWX 8000 StormOptix e ponte (link) de dados Garmin 4G LTE/Wi-Fi.

A Daher também designou a Simcom como organização de treinamento aprovada pela fábrica para todos os Kodiak e TBM. A Simcom foi credenciada para o treinamento Kodiak 100 e 900, aproveitando seu relacionamento de 24 anos de centro de instrução TBM. Como parte do acordo, a Simcom está instalando um simulador de vôo do Kodiak de base fixa, construído pela Frasca International, em suas instalações em Scottsdale, no Arizona, que deve estar em operação em outubro.

A Daher espera, até 2027, ampliar sua linha de produtos com um TBM híbrido-elétrico e estabelecer uma terceira instalação de produção de aeronaves em Stuart, na Flórida, de acordo com revelação do vice-presidente sênior da divisão de aviação da Daher, Nicolas Chabbert, para a mídia AIN durante a agenda da Sun ‘n Fun.

Em 20 de março de 2023, estavam entregues no mercado a operadores globais 321 aeronaves Kodiak e 1.132 aeronaves TBM, com a frota global acumulando cerca de 2,5 milhões de horas de vôo.

A linha de produção adicional será localizada nas instalações de aeroestruturas da Daher em Stuart. Combinada com a produção da Kodiak em Sandpoint, no Idaho, e a fabricação da TBM em Tarbes, na França, a instalação de Stuart fará ambas as linhas e aumentará a produção anual total para 120 a 130 aviões.

Essa capacidade auxiliar será necessária, pois, a Daher planeja adicionar um quinto modelo – um TBM híbrido-elétrico baseado no demonstrador de tecnologia EcoPulse que está sendo desenvolvido em parceria com a Safran e a Airbus.

De acordo com Chabbert, o EcoPulse (híbrido-elétrico) registrou 10 horas até o momento com dois de seus seis motores instalados. Até agora, os testes se concentraram em questões térmicas.

O teste de vôo do demonstrador EcoPulse está definido para ser retomado em sua configuração atual de quatro motores. Em junho, o EcoPulse terá todos os seis motores instalados antes de fazer sua estreia pública na feira aeronáutica Paris Airshow.

Chabbert disse que Daher está avaliando as configurações do motor em etapas para orientar o desenvolvimento de uma aeronave híbrida-elétrica de produção, que ele espera que entre em serviço em 2027. [EL] – c/ fontes