Entregas de aeronaves Pilatus caem em 2022, mas receita e carteira de encomendas carteira de encomendas (backlog) da fabricante suíça aumentam, em 07.03.23


A fabricante suíça Pilatus Aircraft teve em 2022 um de seus melhores anos em termos de resultados financeiros, embora da redução de entregas de aeronaves, de 19 unidades, para 133 unidades (-12,5%).

Apesar dos “ventos contrários” da guerra na Ucrânia e das interrupções persistentes e remanescentes na cadeia de suprimentos devido à pandemia, a fabricante registrou receitas de 1,3 bilhão de Francos-suíços (CHF) em 2022 e novas encomendas adicionando 1,6 bilhões de Francos-suíços, o que aumentou (em 50%) sua carteira de encomendas (backlog) para 2,4 bilhões de Francos-suíços. O lucro aumentou 7,6%, para CHF 226 milhões.

Estes números financeiros foram uma melhoria em relação aos totais de 2021, quando a Pilatus estabeleceu um novo recorde de produção ao entregar 152 aeronaves.

Em 2022, a Pilatus entregou 40 jatos leves PC-24 (30%), 80 monomotores turboélice PC-12NGX (60%), 10 treinadores militares PC-21 e, ainda, os três últimos aviões utilitários (monomotor turboélice) PC-6.

Embora o EUA geralmente represente a maior parte das entregas de novas aeronaves na maioria doa fabricantes da aviação geral, apenas 42% da produção da Pilatus no ano passado chegou ao EUA, seguido pela Europa com 35% de participação de mercado e 12% para clientes asiáticos, estas três regiões respondendo por 89% das entregas.

“Raramente a empresa teve que operar em um período geopoliticamente imprevisível. Nunca antes encontramos dificuldades tão sérias na cadeia de suprimentos”, disse o CEO da fabricante suíça Markus Bucher. “A Pilatus conquistou muito, ao mesmo tempo em que se beneficiou da demanda excepcionalmente alta por nossas aeronaves exclusivas”, completou Bucher.

O presidente da Pilatus, Hansueli Loosli, acrescentou: “Nossos PC-12NGX e PC-24 foram e são best-sellers absolutos – nossos livros de encomendas estão cheios”.

Entre os marcos esperados de serem alcançados em 2023 estão as entregas do 2.000º PC-12 e do 200º PC-24.

Embora as entregas representem a maior parte da receita da Pilatus, o negócio de atendimento ao cliente continua a crescer, tendo aumentando 10% em 2022. No ano passado, a empresa adquiriu a fornecedora de vendas e manutenção do EUA Skytech, que tem bases em Maryland e na Carolina do Sul para atender seus clientes no EUA da Costa Leste. A Pilatus está planejando reforçar sua capacidade de manutenção na Europa também com o início antecipado da construção de uma nova instalação de reparo em Buochs, na Suíça, bem como um novo prédio para abrigar unidade de estruturas compostas nas proximidades de Ennetbürgen. [EL] – c/ fontes