Especialista de manutenção e modificação de aeronaves americana, trabalhando com a Hartzell, conclui testes de hélice quadripá de lâminas de composite para Cessna Caravan (C208/208B) com motorização PWC PT6A, em 28.03.23


Trabalhando com a fabricante Hartzell Propeller, a Wipaire está avançando na fase final para obter Certificado Tipo Suplementar (STC/CST) para uma atualização de hélice quadripá de lâminas de material composto Yukon para a linha monomotor turboélice Cessna Caravan – C208 e C208B. E já começando a receber depósitos (“sinal”) de clientes para a atualização, anunciou a empresa na véspera da feira aeronáutica americana Sun ‘ n Fun Aerospace Expo.

“Estamos felizes em anunciar a conclusão dos testes da nova hélice quadripá de composto de carbono, de 110 polegadas (279,4 cm) de diâmetro, a Yukon”, disse o presidente e CEO da Wipaire Chuck Wiplinger, acrescentando que a Wipaire espera ter um STC em mãos ainda neste ano, possivelmente no terceiro trimestre.

“Na EAA AirVenture do ano passado, o protótipo em nosso estande atraiu muita atenção, as pessoas queriam saber sobre seu desempenho”, disse Wiplinger. “Este ano, na Sun ‘n Fun, as pessoas podem ver a Yukon em nosso C208B com uma conversão de motor Blackhawk -140”.

A hélice Yukon pode ser instalada em aviões Cessna Caravan para operação em terra e água, equipados com flutuador puro ou com flutuador, e com motorização Pratt & Whitney Canada PT6A-114A, de 675 SHP, ou PT6A-140, de 867 SHP.

O presidente da Hartzell Propeller, JJ Frigge, disse que a hélice diminuirá a distância de decolagem em 26% em operação em piso e 31% em operação na água. “Isso se traduz em decolagens e pousos mais seguros em pistas mais curtas e em lagos menores”, disse Frigge.

Outras melhorias para a hélice incluem velocidade de cruzeiro aumentada em até 2 KT com menos potência e seu peso de 137 lb. (62,1 kg), com um ganho de 19 lb. (8,6 kg).

A Wipaire é uma empresa familiar de terceira geração americana de manutenção e modificação e venda de aeronaves, conhecida no mercado aeronáutico por seus flutuadores de aeronaves. A empresa tem sede na Flórida, no Condado de Lake. [EL] – c/ fontes