Garmin revela sistema datalink PlaneSync GDL 60 para gestão de dados para aeronaves com suíte G3000, em 02.05.23


Na programação da convenção da AEA – Aircraft Electronics Association (associação de Eletrônicas de Aeronaves), em Orlando, na Flórida/EUA, a Garmin revelou o lançamento do sistema datalink PlaneSync GDL 60 no estande de introduções de novos produtos de eletrônica aeronáutica.

Concebido para simplificação do compartilhamento de dados de aeronaves e facilitação da atualização de base de dados embarcada, o sistema de gerenciamento de aeronaves conectado PlaneSync passa a ser disponível em aeronaves equipadas com a nova suíte aviônica Garmin G3000, tais como os monomotores turboélice Daher TBM-960 e Piper M600SLS, de linha de fabricação e para retrofit.

O sistema PlaneSync é compatível com os navegadores GTN-Xi, telas de informação de vôo TXi, o instrumento de informação primária GI-276, equipamentos da Garmin, e ainda certas plataformas integradas de vôo da Garmin.

Com o sistema PlaneSync GDL 60 instalado, operador não precisará mais de um roteador (gateway) sem fio Flightstream 510 para compartilhamento (transmissão) de dados de vôo com dispositivos inteligentes ou para atualizar bancos de dados de sistema aviônico. O GDL 60 executa automaticamente atualizações de banco de dados e registra dados de vôo e de operação de motor, e os usuários podem verificar o status de combustível e dos sistemas, remotamente, com o aplicativo Garmin Pilot. Durante o vôo, o GDL 60 oferece serviços Connext semelhantes aos do Flightstream 510, incluindo streaming (fluxo) de dados para dispositivos inteligentes. Isso inclui dados de tráfego e de meteorologia por ADS-B, dados de áudio e meteorologia via satélite SiriusXM, mensagens e dados de meteorologia por comunicação por satélite (satcom) via GSR 56 Iridium, dados de posição e altitude e assinatura para serviços de dados de vôo e de motor.

A conectividade celular 4G LTE e Wi-Fi será disponível com o sistema PlaneSync, embora apenas a 4G LTE possa ser usada para acessar remotamente o status do combustível e dos sistemas. A conectividade 4G LTE e Wi-Fi serão disponíveis para atualizações de banco de dados e para upload de dados de vôo e motor.

As atualizações do banco de dados podem ser feitas com o avião desligado, segundo a Garmin, não sendo necessária presença física no avião. Após acionamento (energização) da aeronave, os bancos de dados são sincronizados nos aviônicos compatíveis. Não haverá necessidade de usar cartões de dados para atualizações de modo manualmente.

No início de 2024, a Garmin adicionará a capacidade dos dados do motor e do registro de vôo serem transmitidos automaticamente após o pouso.

O recurso de status por acesso remoto da aeronave permite que os operadores visualizem a localização da aeronave, quantidade de combustível, status do banco de dados ativo/em espera, e outras informações diversas como relógios e horímetro, com tempo de vôo, voltagem de bateria, temperatura de óleo e temperatura externa do ar. Operadores também poderão atribuir acesso ao status da aeronave para outros usuários, e isso pode ser feito usando o aplicativo Garmin Pilot ou o relógio D2 Mach 1.

Os planos de serviço estão disponíveis para os recursos habilitados para LTE e Wi-Fi.

Os preços do GDL 60 começam em US$ 3.995 e a unidade PlaneSync estará disponível para retrofit no terceiro trimestre. [EL] – c/ fonte