Gulfstream faz turnê no EUA do mock-up da cabine do G400, que fará o primeiro vôo ainda neste ano, em 17.04.23


A Gulfstream Aerospace lançou a turnê G400 Experience no EUA, com a exposição da cabine do novo jato G400, cujo programa se aproxima do primeiro vôo. A turnê de uma maquete de escala natural (mock-up) de cabine do G400 em Miami, Houston, Dallas, Denver, Seattle, Chicago, Nova York, Pittsburgh e Washington, DC, nos próximos meses.

De acordo com a Gulfstream, o primeiro G400 já foi liberado da linha de montagem e entregue para equipe de testes de vôo, e os preparativos estão em andamento para o primeiro vôo ainda neste ano. A Gulfstream reservou na FAA duas matrículas – N400G e N402GA – para os dois primeiros jatos G400.

Lançado em outubro de 2021, o G400 é uma versão encurtada da Família G500/G600, com alcance de 4.200 MN (voando à velocidade de longo alcance de MACH 0,85), com entrada em serviço previsra para 2025. A motorização será Pratt & Whitney PW812GA, com o prospecto de performance de eficiência ambiental com reduzido consumo de combustível e nível de emissões e ruído do resultado da combinação de eficiência aerodinâmica de asa de um um projeto novo com a motorização.

O G400 tem dimensões de 26,29 m. (G500 – 27,79 m.) com altura de 7,72 m. (G500 – 7,77 m.), com asa com envergadura de asa de 26,31 m. (igual ao G500); a cabine de passageiros (para até 12 passageiros) tem largura de 2,31 m., altura de 1,88 m. e comprimento de 11,07 m. (G500 – 12,65 m.). O avião terá capacidade de velocidade de MACH 0,90 (MMO), de MACH 0,88 (cruzeiro de alta velocidade, alcance de 3.950 MN) e de MACH 0,85 (cruzeiro de longo alcance – de 4.200 MN). A altitude máxima de cruzeiro é 41.000 pés. A motorização é Pratt & Whitney PW812GA (de 13.496 lbf. de empuxo na decolagem). Os pesos serão:
– MTOW – 69.850 lb. (G500 – 79.600 lb.) – diferença de 9.750 lb. (12,2%)
– MLW – 60.000 lb. (G500 – 64.350 lb.) – diferença de 4.350 lb. (6,8%)
– MZF – 47.150 lb. (G500 – 52.100 lb.) – diferença de 4.950 lb. (9,5%)
– BOW (com três tripulantes) – 43.100 lb. (G500 – 46.850 lb.) – diferença de 3.750 lb. (8%)
– carga-paga máxima – 4.050 lb. / 1.800 lb. com abastecimento completo (G500 – 5.250 / 2.900 lb.) – diferença de 1.200 lb. (22,9%)
– combustível total – 25.350 lb. (G500 – 30.250 lb.) – diferença de 4.900 lb. (16,2%)

Os clientes poderão escolher entre três plantas de interior com capacidade para nove, 11 ou 12 passageiros. O G400 também oferecerá aos ocupantes 100% de ar fresco, baixa altitude de cabine, níveis de ruído mais silenciosos e muita luz natural de 10 janelas ovais panorâmicas.

Site Gulfstream:
https://www.gulfstream.com/en/aircraft/gulfstream-g400/
Especificações G400:
https://www.gulfstream.com/assets/docs/en/aircraft/g400/21_351937_p42_product_sheet_prod_dam.pdf

O G500 tem dimensões de 27,79 m. com altura de 7,77 m., com asa com envergadura de asa de 26,31 m.; a cabine de passageiros (para até 13 passageiros) tem largura de 2,31 m., altura de 1,88 m. e comprimento de 12,65 m. O jato tem alcance de 5.300 MN voando à MACH 0,85 (velocidade de longo alcance). A motorização é Pratt & Whitney PW814GA (de 15.144 lbf. de empuxo na decolagem). Os pesos são:
– MTOW –79.600 lb.
– MLW – 64.350 lb.
– MZF – 52.100 lb.
– BOW (com três tripulantes) – 46.850 lb.
– carga-paga máxima – 5.250 lb. / 2.900 lb. com abastecimento completo (G500 – 5.250 / 2.900 lb.)
– combustível total – 30.250 lb.

“Enquanto nos preparamos para pilotar o G400, a última geração de aeronaves da frota da Gulfstream, estamos dando aos clientes a oportunidade de experimentar seu espaçoso interior em primeira mão”, disse o presidente da Gulfstream, Mark Burns. “Desenvolvemos o G400 com base no feedback direto de nossos clientes, que nos disseram que queriam conforto e tecnologia na cabine … Estamos ansiosos para apresentar a aeronave aos nossos clientes no EUA com esta turnê”. [EL]