Jato regional chinês ARJ-21, da COMAC, entra em serviço na Indonésia com a TransNusa, em 21.04.23


O jato regional ARJ-21-700 da fabricante chinesa COMAC fez oficialmente sua estréia no exterior nesta terça dia 19 com o primeiro vôo comercial do modelo operado pela transportadora indonésia TransNusa Aviation, de Jacarta (Aeroporto Internacional Ngurah Rai, de Bali), marcando o início das operações comerciais do modelo na operadora indonésia e fora da China.

Com sede em Jacarta, a TransNusa recebeu seu primeiro ARJ-21 em dezembro passado, tornando-se efetivamente a primeira operadora do Tipo fora da China. Os preparativos para a aquisição do modelo começaram em 2016, depois que o China Aircraft Leasing Group (CALC) fez um pedido firme de 30 ARJ-21 com opção de compra de mais 30. Na época, a arrendadora chinesa sinalizou a intenção de apoiar uma operadora não identificada com sede na Indonésia por meio de aquisição, investimento e arrendamento de aeronaves para compor uma frota totalmente ARJ-21.

Em dezembro de 2019, a TransNusa assinou um acordo de cooperação com o CALC de suporte à frota, gerenciamento de ativos de aeronaves e manutenção. Em março de 2020, a CALC adquiriu uma participação de 35,68% na TransNusa por meio de um contrato de assinatura de $ 28 milhões com a Aviation Synergy – uma empresa incorporada nas Ilhas Cayman que possui a Naga Pacific Holdings, com sede em Cingapura, que por sua vez possui 49% da TransNusa.

Em setembro de 2019, as autoridades de regulatórias indonésia e chinesa estabeleceram um acordo de trabalho para apoiar a validação (homologação) de Tipo e a Aeronavegabilidade Continuada para o ARJ-21. A Direção Geral de Aviação Civil da Indonésia concedeu ao ARJ-21 um Certificado de Tipo (TC/CT) em fevereiro de 2022.

Com capacidade para 95 passageiros em um layout de cabine exclusivamente classe econômica, o ARJ-21 da TransNusa veio sob os termos de um pedido feito à CALC em janeiro de 2021 para 30 do tipo. A COMAC planeja escalonar as entregas dos jatos restantes até 2026.

“Como parte de seu apoio ao programa [de turismo da Indonésia], a TransNusa introduziu aeronaves ARJ-21 adequadas para o mercado do Sudeste asiático”, disse o CEO da TransNusa, Bernard Francis, em comunicado. “Com a melhor configuração para atender a demanda do mercado, acreditamos que a aeronave ARJ-21 pode atender bem o enorme mercado de aviação da Indonésia e do Sudeste asiático, oferecendo aos passageiros opções de viagens aéreas de alta qualidade”, também registra o comunicado.

“Estamos cheios de confiança no desempenho da aeronave ARJ-21, no sistema de suporte de serviço de operação na Indonésia e nas perspectivas de desenvolvimento da cadeia da indústria de aviação da China”, acrescentou o vice-CEO da CALC, Liu Wanting.

“O primeiro vôo marca a primeira aeronave ARJ-21 na Indonésia [e] abre oficialmente a nova viagem de operações no mercado internacional”, disse o vice-gerente geral da COMAC, Wu Yongliang. “A COMAC fará todos os esforços para fornecer suporte à operação de aeronaves e várias garantias de serviço, e trabalhará com a TransNusa para oferecer aos passageiros uma experiência aérea mais confortável, ajudando na construção da rede de tráfego aéreo da Indonésia e no desenvolvimento do mercado de transporte aéreo”, também disse Yongliang.

Falando com mídia da Malásia, o CEO da TransNusa sugeriu a construção de uma instalação pela região da ASEAN (bloco econômico da Associação das Nações do Sudeste Asiático) para apoiar os planos de expansão do ARJ-21, nomeando Indonésia, Malásia e Cingapura como possíveis “anfitriões”. Embora a TransNusa seja a primeira operadora estrangeira na região do sudeste asiático a apoiar o programa AR-J21, a CAAC (autoridade de aviação civil da China) passou a promover o jato regional entre agências reguladoras da ASEAN, incluindo uma visita ao Camboja em 2019. [EL] – c/ fonte