Kodiak 900 recebe aprovação (NOD) da EASA, em 27.04.23


A Daher divulgou a obtenção da aprovação (NOD), de Tipo, da EASA, do monomotor turboélice Kodiak 900, variante alongada e de maior velocidade do Kodiak 100. O anúncio da aprovação do Kodiak 900 pela EASA foi feita na quinta dia 20, durante a agenda da feira aeronáutica Aero Friedrichshafen, na Alemanha.

A aprovação da EASA segue a certificação do EUA, pela FAA, no ano passado, que estava em mãos quando a Daher anunciou o próximo membro da Família Kodiak durante a feira de aviação AirVenture, em julho passado. A primeira entrega de Kodiak 900 na Europa está programada para o terceiro trimestre (no outono europeu).

O desenvolvimento do Kodiak 900 começou em 2016. A aeronave fez seu vôo inaugural em 28 de fevereiro de 2020.

O Kodiak 900 tem uma fuselagem 3,9 pés (1,19 m.) mais longa, proporcionando mais espaço para passageiros e carga em relação ao modelo 100, bem como um aumento na velocidade para 210 KTAS e aumento da carga útil que fornece um alcance de 1.129 MN.  A fuselagem esticada do Kodiak 900 abrange 309 pés cúbicos de espaço na cabine – 20% a mais do que a série 100 – e os passageiros dispõem de um interior totalmente novo que evoca as acomodações luxuosas e refinadas dos modelos do transporte executivo TBM, da Daher.

O Kodiak 900 (“Kodiak 200”) também incorpora várias outras atualizações, como dutos redesenhados, entradas de ar e de admissão para reduzir o arrasto e um compartimento de carga aerodinamicamente refinado. Além disso, o consumo específico de combustível representa uma melhoria de 5%, reduzindo assim o custo por assento por milha e os custos operacionais diretos, da aeronave em relação ao Kodiak 100.

Juntamente com os aprimoramentos de desempenho, o Kodiak apresenta uma série de aprimoramentos internos, desde a opção de um quinto conjunto de janelas para passageiros até comodidades como portas USB-A e -C, porta-copos e suportes para telefone celular em todos os assentos.

“Com sua maior velocidade de cruzeiro, excelente eficiência operacional, desempenho de subida aprimorado e cabine maior, nosso Kodiak 900 atende aos requisitos de muitos clientes que buscam uma aeronave mais rápida e maior capacidade de carga”, disse Nicolas Chabbert, vice-presidente sênior da divisão de aeronaves da Daher. Chabbert acrescentou que o Kodiak 900 está atraindo um interesse significativo da Europa para missões que vão desde “ambulância aérea” e apoio de combate a incêndios até paraquedismo e vigilância. A rede de distribuidores autorizados da Daher na Europa recebeu inúmeras consultas, Chabbert disse.

A Europa é uma área onde a Daher visa o crescimento da participação de mercado com apenas 5% da frota Kodiak atualmente baseada no continente.

Um eminentemente monomotor turboélice STOL (capacidade de decolagem e pouso em curta distância), o Kodiak 900 da Daher (ex-Quest) é, em essência, uma iteração maior e mais rápida do Kodiak 100, um transportador utilitário. A linha Kodiak é montada em Sandpoint, no Idaho (EUA) – a Daher planeja manter em produção as duas variantes – Kodiak 100 e Kodiak 200.

Chabbert acrescentou: “Esta é outra resposta ao compromisso de aumentar a sustentabilidade e melhorar a pegada de carbono da aviação geral. O Kodiak 900 está em uma categoria própria: um avião turboélice utilitário altamente versátil e não pressurizado que pode transportar cargas impressionantes enquanto navega confortavelmente a 210 KT em luxo refinado”.

O Kodiak 900 é equipado como o motor turboélice PT6A-140A, de 900 SHP, da Pratt & Whitney, com uma nova hélice Hartzell pentapá com lâminas de material composto, de velocidade constante, com embandeiramento, com acionamento hidraulicamente. O motor oferece o melhor desempenho em condições de operação de aeródromo em alta altitude e em temperatura ambiente elevada (calor) e é otimizado para os exigentes ambientes de pista e vôo característicos da missão e do mercado de aeronaves utilitárias. Em todo o mundo, os motores da série PT6A-140 registraram mais de dois milhões de horas de vôo.

Ciente do fato de que um motor robusto e confiável é de pouca utilidade sem um sistema de hélice igualmente robusto e confiável, a Daher equipa o Kodiak com grupo motopropulsor PWC PT-6A e hélice pentapá de composite com um projeto aerodinâmico refinado e baseado em regime (RPM) de 1.900 rotações para configuração de decolagem e aproximação contribuindo para o baixo nível de ruído de 79,5 dB, com a aeronave sendo assim apta para operação também em áreas sensíveis ao ruído mais rigorosamente regulamentadas.

A capacidade aumentada da cabine do Kodiak 900, o poderoso, durável e confiável grupo motopropulsor e uma fuselagem robusta oferecem a operadores do transporte particular e de transporte aéreo uma combinação desejável de velocidade, carga-paga e alcance. A aeronave é uma excelente plataforma para cargas, pequenos ‘pacotes’ de carga (carga expressa) e operações de fretamento para aeródromos interioranos. [EL]


No Blog:

https://aib-el.com.br/site/site/daher-revela-mais-atualizacoes-para-as-linhas-tbm-e-kodiak-e-divulga-que-espera-entrada-em-servico-de-tbm-hibrido-eletrico-em-2027-em-30-03-23/