No Canadá, AML-STC de CVR para a aviação geral, para vários modelos de motorização à turbina, para atender obrigatoriedade prevista do equipamento, em 30.04.23


A provedora de manutenção aeronáutica especialista em aviônica Canada West Avionics concluiu uma lista de modelo aprovado (AMLT – Approved Model List) em Certificado Suplementar Tipo (CST) – resultando um AML-STC – para a instalação do sistema de gravador de voz (CVR) Sentry, da Flight Data Systems. O AML-STC atende à obrigatoriedade de CVR já prevista em breve no Canadá.

O ‘pacote’ inclui o Sentry CVR com fonte de alimentação independente do gravador (RIPS – Recorder Independent Power Supply), um controlador do cockpit (cockpit controller) e microfone da área do cockpit.

O sistema Sentry detém Instruções de padrão técnico aprovadas sob identificadores TSO-C123a, TSO-C177a, TSO-C155b e TSO-C121b.

As aeronaves cobertas pelo AML-STC incluem a maioria dos turboélices da Beechcraft, os jatos da linha Cessna CitationJet (CJ), aeronaves Dornier e os turboélices M7 Aerospace e Mitsubishi MU-2.

E outros adicionais AML-STC estão em andamento para aviões aprovados pelo regulamento de aeronavegabilidade PART-25 (e helicópteros pelo PART-29).

De acordo com a Flight Data Systems, o “Sentry” é o gravador ED-112A menor, mais leve e com menor consumo de energia disponível no mercado atualmente”. O “Sentry” grava duas horas de mensagens de datalink e tem quatro canais de áudio de alta ou baixa fidelidade, tem entradas de velocidade de rotor, ARINC-429 e -717, RS-422/485, entradas analógicas e de sensores discretos e módulo RIPS de 10 minutos.

Para todos os tipos de aeronaves, incluindo mobilidade aérea avançada e plataformas pelos regulamentos PART-23, -25 (e -27 e -29, para asa rotativa), o “Sentry” atende aos requisitos de tamanho, peso e potência e padrões de certificação, de acordo com a Flight Data Systems. “A solução permite fácil instalação em montagens estruturais de CVR existentes sem modificações”, promove a Flight Data Systems. [EL] – c/ fonte