Pratt & Whitney Canada comemora um bilhão de horas de vôo desde a constituição da fabricante, há 100 anos, e 60 anos de inovação do motor turboélice PT6, com 500 milhões de horas voadas, em 26.02.23


No dia 23, a fabricante canadense Pratt & Whitney Canada (P&WC), uma unidade de negócios da Pratt & Whitney, divulgou a marca alcançada de um bilhão de horas voadas desde a formação da empresa há quase 100 anos, em 1928. Ao longo desse tempo, mais de 110.000 motores foram produzidos, com mais de 66.000 atualmente em serviço, abastecendo mais de 16.000 clientes.

Os motores P&WC impulsionam missões em um portfólio diversificado – incluindo Aviação Geral-Executiva, Aviação Regional, Aviação de Helicópteros e Unidades Auxiliares de Potência (APU).

“A aviação tem o poder de mudar o mundo. Nossos motores alimentam aeronaves que beneficiam milhões de pessoas todos os dias”, disse Maria Della Posta, presidente da Pratt & Whitney Canada. “A cada segundo, uma aeronave movida por um P&WC decola ou pousa em algum lugar do planeta, seja apoiando comércio, reunindo famílias ou impulsionando missões humanitárias, serviços médicos de emergência ou missões de busca e resgate. Atingir um bilhão de horas de vôo é possível graças à equipe dedicada da Pratt & Whitney Canada, juntamente com nossos clientes, fornecedores e a extensa comunidade da P&WC. Estamos ansiosos para comemorar essa conquista com eles este ano”, disse a Della Posta.

PT6: um legado de 60 anos de desempenho e inovação
A Família de motores turboélice PT6 – a mais predominante e versátil na aviação, segundo a fabricante canadense – está comemorando 60 anos de excelência e inovação. Com mais de 64.000 motores produzidos desde a sua introdução em 1963, p PT6 alimenta mais de 155 aplicações de aviação diferentes, com utilização por aeronaves de asas fixa e rotativa (helicóptero) em todo o mundo. A fabricante promove que o PT6 é incomparável em desempenho de motor, confiabilidade e disponibilidade de despacho, tendo atingido 500 milhões de horas de vôo.

“Nosso motor PT6 permanece na vanguarda do cenário da aviação, trazendo conquistas revolucionárias em desempenho, sistemas de controle e inteligência de dados”, acrescentou Della Posta. “O PT6 atual é até quatro vezes mais potente, tem uma relação peso-potência 50% melhor e um consumo específico de combustível até 20% melhor em comparação com o motor no projeto original. Cada novo modelo é desenvolvido e projetado com uma missão, plataforma e cliente específicos em mente, ao mesmo tempo em que busca uma pegada ambiental reduzida”, completou Posta.

De acordo com a PWC, a evolução tecnológica “implacável” do motor PT6 nunca foi tão evidente como nos últimos anos. A mais recente Família de motores, a PT6 E-Series, é a primeira com sistemas de controle de hélice-motor eletrônico integrado de canal duplo na aviação geral. O PT6 também é o único motor turboélice do mundo em aeronaves monomotor aprovadas para as regras de vôo por instrumentos (SEIFR – Single-Engine Instrument Flight Rules) em vôos comerciais de passageiros na Europa, América do Norte, Nova Zelândia e Austrália.

Com base em seu espírito inovador, a Pratt & Whitney Canada divulga que está empenhada em garantir que o PT6 continue sendo o motor preferido de seus clientes e da indústria no futuro. [EL] – c/ fontes