Serviço de Informação Aeronáutica do DTCEA-Canoas realiza adaptações para atender às necessidades das operações de assistência humanitária do RS, em 10.06.24


Em nota no dia 03, o DECEA divulgou que o DTCEA-CO (Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Canoas) vem atuando em adaptações e melhorias para atender as necessidades do Rio Grande do Sul, após as enchentes e o consequente estado de calamidade pública, no que diz respeito a Planos de Vôo.

O Serviço de Informação Aeronáutica (AIS) da FAB é dividido em duas grandes áreas: Tratamento de Planos de Vôo e Divulgação de Informação Aeronáutica.

Para agilizar a pronta resposta nas operações de resgate de vítimas do RS, os profissionais de AIS alteraram os trâmites de decolagem de helicópteros envolvidos nas missões humanitárias, na Base Aérea de Canoas (BACO)/SBCO.

“Colocamos um controlador de vôo para assumir uma posição a mais e criar o Plano de Vôo (FPL). O piloto passou a chamar diretamente para o acionamento. O controlador colhe as informações e realiza o preenchimento do FPL diretamente no sistema para agilizar a autorização do vôo e dar maior celeridade possível, e ao mesmo tempo garantir a segurança das aeronaves”, explicou o comandante do DTCEA-CO, capitão aviador Carlos Emilião Pinto.

Além disso, comprometido em prover o suporte necessário para o controle de tráfego aéreo na região, o CINDACTA-II, responsável pela FOR Curitiba, redesenhou o espaço aéreo para possibilitar o elevado fluxo de aeronaves em operações simultâneas. Quando os resgates iniciaram, restringiu-se ao uso exclusivo de vôos de ajuda humanitária a altitude de 4.000 pés, seja em operações de resgate ou transporte de mantimentos.

Durante este período crítico, o Serviço de Informação Aeronáutica desempenhou um papel fundamental, utilizando-se de sua capacidade de resposta rápida para garantir a segurança nas operações de resgate.

“Como medidas adotadas para melhorar e agilizar as operações e desocupar a fonia da Torre de Controle foi instalado um ATIS no Aeródromo de Canoas, assim como foi aberta a posição Tráfego. Estas ações permitem que as informações do aeródromo e as autorizações de tráfego sejam passadas para as tripulações de forma mais eficiente, permitindo maior segurança das aeronaves em aproximação e decolagem”, complementou o capitão aviador Carlos Emilião Pinto, comandante do DTCEA-CO.