Textron reporta resultados financeiros 4T22 “fortes” e prevê em 2023 maiores receitas, aumento do lucro e expansão da margem operacional, em 03.02.23


No dia 25 de janeiro, a Textron Inc. – conglomerado americano com sede em Providence, em Rhode Island, controlador das fabricantes Cessna, Beechcraft, Bell Helicopter, Lycoming Engines, Pipistrel, Jacobsen, Kautex, E-Z-GO, motos de neve Arctic Cat e Textron Systems – reportou seus resultados financeiros trimestrais – do 4T22.

O relatório financeiro 4T22 citou o aumento da receita do grupo com operações contínuas de US$ 1,07 por ação – em comparação com a receita ajustada do quarto trimestre de 2021 com operações contínuas de US$ 0,93 ou US$ 0,94 por ação. A receita consolidada do ano de 2022 da Textron com operações contínuas foi de US$ 4,01 por ação, acima do resultado de US$ 3,30 em 2021.

A Textron estabeleceu: “A perspectiva de 2023 reflete receitas mais altas, aumento do lucro e expansão da margem operacional com a continuação de nossa estratégia de crescimento de investimentos contínuos em novos produtos e programas para gerar aumentos no valor de longo prazo para os acionistas”.

O presidente e CEO da Textron, Scott C. Donnelly, comentou: “2022 foi um ano forte na Textron, com sólido crescimento de receita, fluxo de pedidos[encomendas] e execução na unidade de aviação, novos prêmios de programas na Systems, maiores receitas e lucro operacional na unidade industrial e a concessão do contrato para o programa Future Long Range Assault Aircraft do Exército do EUA, para a Bell”.

O caixa líquido para o ano de 2022 gerado pelos grupos de fabricação da Textron foi de US$ 1,5 bilhões. O fluxo de caixa de fabricação para o ano inteiro antes de contribuições previdenciárias totalizou US$ 1,2 bi – um aumento de US$ 29 milhões em relação a 2021.

No 4T22, a Textron ‘retornou’ US$ 228 milhões aos acionistas por meio da recompra de ações. As recompras de ações para o ano de 2022 totalizaram US$ 867 milhões.

Para 2023, a Textron prevê receitas de aproximadamente US$ 14 bilhões – acima das estimativas anteriores de US$ 12,9 bilhões – e espera que os ganhos por ação para o ano de 2023 fiquem na faixa de US$ 4,40 a US$ 4,60, ou US$ 5,00 a US$ 5,20 em base ajustada – em 2023, a Textron começará a reportar lucro por ação em uma base ajustada para excluir a provisão de estoque LIFO (Last-In, First-Out) e despesa de amortização intangível, ambos itens não-monetários, efetivos de acordo com os resultados financeiros do primeiro trimestre de 2023.

A Textron estima ainda que em 2023 verá seu grupo de manufatura gerar caixa líquido entre US$ 1,3 bilhão e US$ 1,4 bilhão e fluxo de caixa antes das contribuições previdenciárias de aproximadamente US$ 0,9 bilhão e US$ 1,0 bilhão, com contribuições planejadas para pensões de US$ 50 milhões.

Donnelly resumiu as expectativas para o ano de 2023: “A perspectiva de 2023 reflete maiores receitas, aumento do lucro e expansão da margem operacional com a continuação de nossa estratégia de crescimento de investimentos contínuos em novos produtos e programas para gerar aumentos no valor de longo prazo para os acionistas”.

No 4T22, a Textron Aviation registrou receita de US$ 1,6 bilhões – um aumento de US$ 223 milhões (16%) em relação ao quarto trimestre de 2021. O aumento foi atribuído em grande parte a volumes mais altos de vendas de jatos Citation e da unidade de Defesa.

A Textron Aviation entregou 52 jatos no 4T22, um aumento sobre 46 aparelhos em relação ao ano passado – e 47 turboélices executivos, acima dos 43 no 4T21. Estes segmentos somaram no 4T22 99 aviões executivos entregues, ante 89 aviões no 4T21, uma diferença de 11%.

O lucro do segmento de aviação da Textron foi de US$ 169 milhões no 4T22, um aumento de US$ 32 milhões (23%) em relação ao 4T21.

No final do 4T22, a carteira de pedidos (backlog) da Textron Aviation somou US$ 6,4 bilhões.

As receitas da marca Bell no quarto trimestre de 2022 foram de US$ 816 milhões, uma queda de US$ 42 mi (4,9%) em relação ao ano anterior, refletindo receitas militares mais baixas principalmente no programa H-1 devido ao menor volume de aeronaves e peças sobressalentes. A Bell entregou 71 helicópteros executivos no quarto trimestre de 2022, acima das 59 aeronaves que a divisão entregou no quarto trimestre de 2021. No todo, o lucro da Bell no quarto trimestre de 2022 de US$ 71 milhões caiu US$ 17 mi (19%) no mesmo período de 2021. A carteira de pedidos da Bell no final do quarto trimestre de 2022 somou US$ 4,8 bilhões.

As receitas do quarto trimestre de 2022 da Textron Systems foram de US$ 314 milhões, em comparação com US$ 313 milhões no quarto trimestre do ano passado. O lucro de US$ 40 milhões da divisão no quarto trimestre de 2022 caiu US$ 5 milhões em relação ao quarto trimestre de 2021. A carteira de pedidos da Textron Systems no final do quarto trimestre de 2022 era de US$ 2,1 bilhões.

As receitas industriais do quarto trimestre de 2022 da Textron, de US$ 907 milhões, aumentaram US$ 126 mi (16%) em relação ao quarto trimestre de 2021. O lucro de US$ 42 milhões do segmento industrial no quarto trimestre supera o quarto trimestre de 2021 em US$ 4 milhões (10,5%).

O segmento eAviation da Textron registrou receitas no 4T22 de 2022 de US$ 6 milhões – uma perda de US$ 10 mi (62,5%). A unidade atribuiu os números “menos do que estelares” aos resultados operacionais da subsidiária Pipistrel, uma fabricante eslovena, que incluíam custos de pesquisa e desenvolvimento para iniciativas relacionadas ao desenvolvimento de soluções de aviação sustentável.

O segmento financeiro da Textron registrou receitas no quarto trimestre de 2022 de US$ 11 milhões e um lucro de US$ 5 milhões. [EL] – c/ fontes