Textron seleciona gravadores CVR e FDR Kapture, da Universal Avionics (Elbit Systems), para a linha Cessna Citation, em 26.06.24


Conforme notícia divulgada no dia 19 (junho), a Universal Avionics (UA), com sede no Arizona (UA), uma empresa da Elbit Systems, anunciou sua contratação para fornecimento dos dispositivos-gravadores FDR e CVR da linha Kapture pela Textron Aviation para equipar uma gama de seus jatos executivos Cessna Citation. Os gravadores serão instalados no seguintes modelos supermédios, médios e leves:
Longitude
Latitude
Ascend
– CJ4 Gen 2

A nota da UA divulga que os gravadores Kapture foram escolhidos pela sua conformidade com os regulamentos mais recentes, pela facilidade com que os dados podem ser recuperados e analisados ​​e pelas suas capacidades avançadas de armazenamento de dados.Os gravadores CVR e FDR Kapture, da Universal Avionics, com seus aplicativos e serviços de dados de vôo, para proprietários de aeronaves que navegam pelas regulamentações para gravadores em evolução, fornecem uma solução abrangente. Sua capacidade de gravação estendida excede os requisitos regulatórios exigidos. Os usuários podem recuperar e analisar dados com facilidade usando extensos aplicativos e serviços de dados de vÔo, incluindo coleta de dados baseada em nuvem para monitoramento de dados de vôo (FDM – Flight Data Monitoring), análise, animação e ferramentas de relatórios para aeronaves individuais, com a opção de agregação em níveis de frota.“Este contrato demonstra a confiança que os proprietários e fabricantes de aeronaves depositam no Kapture para atender aos requisitos regulatórios em evolução e aprimorar a coleta de dados”, disse Dror Yahav, CEO da Universal Avionics. “A conformidade do sistema Kapture com as exigências mais recentes, combinada com seus recursos robustos e capacidades de análise de dados, fazem dele uma escolha atraente para operadores exigentes”, adicionou Yahav.

CVR e FDR Kapture, da Universal Avionics:
https://universalavionics.com/home/products/flight-recorders
https://universalavionics.com/home/products/flight-recorders/kapture-recorders

https://vimeo.com/504585853

Folder (brochura):
https://universalavionics.com/docs/default-source/ua/resources/products/flight-recorders/ua_kapture_brochure.pdf?sfvrsn=510c9f32_10


Informações
A Universal Avionics apresenta os gravadores de voz e dados de vôo estendidos Kapture como recursos para proteger pelos operadores de seus dados e cumprimento das exigências regulatórias. Os gravadores de voz e dados de vôo estendidos Kapture – com capacidade de armazenamento de 25 horas – está em conformidade com todos os TSO (Technical Standard Order, ou Ordem/Instrução Técnica Padrão) mais recentes, atende aos requisitos EASA EUROCAE ED-112A, tendo capacidade de registrar comunicações de link de dados.

A linha Kapture de gravadores de voz e dados de vôo de cabine (cockpit) inclui cinco opções de modelos leves e compactos, fornecendo uma solução de gravação personalizada para aeronave. Os modelos disponíveis incluem um CVR, FDR e uma combinação de Cockpit Voice e Flight Data Recorder (CVFDR).

A linha de produtos Kapture inclui cinco opções de modelos, oferecendo uma solução de gravação customizada:
1 – CVR-1651 (CVR base de linha)
2 – CVR-1651R (CVR com RIPS incorporado)
3 – FDR-1652 (FDR de linha de base)
4 – CVFDR-1650 (unidade combinada CVR e FDR)
5 – CVFDR-1650R (unidade combinada CVR e FDR com RIPS incorporado)

A sexta geração de gravadores da UA inclui todos os recursos e benefícios da linha de produtos CVR/FDR anterior com peso reduzido, além de muitas melhorias e recursos aprimorados.

Cada modelo possui um rádio-transmissor (de sinal) localizador subaquático (ULB – Underwater Locator Beacon) de 90 dias, sem lítio (lithium-free), e os gravadores CVR e CVFDR (conjunto CVR-FDR) oferecem uma opção de fonte de alimentação independente de gravador (RIPS) interna patenteada.

Fonte de alimentação independente do gravador integrado – os gravadores universais de voz (CVR) e dados de vôo (FDR) são fabricados para durar, com gravação contínua por 10 minutos em caso de queda de energia. Uma fonte de alimentação independente de gravador (RIPS – Recorder Independent Power Supply) patenteada é interna ao CVR e ao CVFDR (conjunto CVR-FDR), reduzindo peso e custos em comparação com uma unidade em linha LRU externa ou dispositivo aparafusado; o RIPS utilizando um conjunto de capacitores em vez de baterias, assim o operador livra-se de preocupações com manutenção periódica.

Com maior capacidade de gravação de voz na cabine e áudio ambiente de mais de 25 horas, os modelos CVR e CVFDR atendem ao mandato da EASA, que exige que todas as aeronaves tenham um MTOW de 59.500 lb. (27.000 kg) emitido pela primeira vez com um Certificado de Aeronavegabilidade (CA) individual em ou após 1º de janeiro de 2021, para ser equipado com um CVR de 25 horas. A reprodução dos registros gravados é comprovadamente clara e audível. Os modelos CVR e CVFDR também fornecem mais de 25 horas de gravação sem áudio, incluindo UTC, velocidade rotor (rotor speed) e mensagens por link de dados (data link). O FDR oferece mais de 90 horas de gravação de dados ARINC-717, e a inclusão de duas portas ARINC-429 permite 25 horas adicionais de dados e recursos de integração expandidos.

A linha Kapture de CVR/FDR oferece o máximo em confiabilidade com alto tempo médio entre falhas (MTBF – Mean Time Between Failure) e é apoiada pelo suporte ao cliente de renome mundial da UA. A linha foi projetada para operadores que buscam uma solução de gravação que atenda a todas as certificações e requisitos mais recentes, incluindo conformidade com MOPS ED-112A, permitindo a operação por todo o mundo.

A – características gerais e especificações:
a.1 – CVR:
– mais de 25 horas de registros de voz e áudio de ambiente – da cabine de comando.
– mais de 25 horas de registros não-áudio – UTC, velocidade rotor (rotor speed) e mensagens por link de dados (data link).
a.2 – FDR:
– padrão de dados ARINC-717 – mais de 90 horas de armazenamento de dados de vôo.
– padrão de dados ARINC-429 – duas entradas (inputs), pelo menos 25 horas de armazenamento de dados de vôo.
a.3 – voz/dados armazenados em memória flash de estado sólido.
a.4 – fonte de alimentação independente interno do gravador patenteada (RIPS): energia reserva backup opcional permite que o CVR registre dados por 10 minutos +/- 1 minuto após uma falha de energia.
a.5 – manutenção em condição (Maintenance on Condition) produz menor custo de propriedade: não há necessidade de manutenção periódica (excluindo ULB).
a.6 – ULB de 90 dias sem baterias de lítio: sem condições especiais e sem requisitos de despacho de mercadorias perigosas.
a.7 – entradas (inputs), gravadas compatíveis com padrão ARINC-757:
– três microfones de tripulação.
– microfone de uma área.
– velocidade do rotor (rotor speed) de helicóptero.
– UTC.
– link de dados ARINC-758.
a.8 – opções de unidade de controle: montagem DZUS ou CCU remoto.
a.9 – conjunto de testes: teste/diagnóstico de rampa baseado em PC.
a.10 – atendimento das seguintes qualificações:
– TSO-C123c – sistemas de gravador de voz de cabine.
– TSO-C124c – sistemas de gravador de dados de vôo.
– TSO-C155b – fonte de alimentação do gravador independente.
– TSO-C177a – sistemas de gravador de link de dados (data link).
– EUROCAE ED-112A – especificação Mínima de Desempenho Operacional para sistemas de gravadores aerotransportados protegidos contra acidentes.
– DO-160G – vibração de asa rotativa e de asa fixa.
– DO-178C, Nível D.
– RTCA/DO-254 DAL D.
– TCCA SOR/2019-130 (mandato RIPS).
a.11 – Hardware:
– dimensões: 6,1 pol./15,494 cm (altura) x 4,9 pol./12,446 cm (largura 1) x 8 pol./20,32 cm (largura 2).
– peso – 8 lb. (3,632 kg) com RIPS / 7,4 lb. (3,36 kg) sem RIPS}– fonte: 28 VDC (voltagem de corrente direta)/115 VAC (voltagem de corrente alternada).
– montagem: conector circular, montagem aparafusada.

Ferramenta de manutenção de solo de arquivo de vôo – a versátil ferramenta de manutenção de solo Flight Archive (arquivo de vôo) da UA permite download mais rápido de dados e áudio e atualizações de software carregáveis ​​em campo com os gravadores CVR/FDR Kapture. O programa baseado em computador PC também pode ser usado para executar diversas funções de manutenção e testes.

A interface usa uma conexão Ethernet entre o CVR/FDR e o PC que executa o aplicativo Flight Archive. A versão atual do Flight Archive é executada em sistemas operacionais Windows 7 ou mais recentes (32 ou 64 bits) com CPU de 1 GHz e 2 GB de RAM.

Combinado com velocidades de download aprimoradas do próprio CVR/FDR e eliminando a necessidade de um Gravador de Acesso Rápido (QAR – Quick Access Recorder), os operadores obtêm economias significativas em tempo e custos de manutenção.

A linha Kapture de CVR/FDR de sexta geração foi introduzida em 2020, com anúncio em setembro (de 2020). A sexta geração de gravadores da UA recebeu autorização TSO – Technical Standard Order da FAA atendendo todas as certificações e requisitos mais recentes, incluindo conformidade com ED-112A, viabilizando a operação por todo o mundo por conformidade com requisitos regulatórios.

“Como parte de nosso investimento contínuo nas linhas de produtos da empresa, temos orgulho de apresentar nossa nova linha de CVR/FDR Kapture”, disse Dror Yahav, CEO da UA à época. “Ao mesmo tempo que cumpre os mais recentes requisitos da FAA/EASA e melhorias relacionadas com a regulamentação, a Kapture foi concebida tendo em mente os melhores interesses dos operadores, tendo em conta o peso, a facilidade de instalação e os requisitos de download de dados”, Yahav acrescentou. “Cada modelo oferece o máximo em confiabilidade com alto MTBF e é apoiado pelo suporte ao cliente de renome mundial da UA. Os modelos Kapture oferecem todos os recursos e benefícios da nossa linha de produtos com pesos reduzidos, além de muitas melhorias e capacidades aprimoradas”, Yahav finalizou.

A mídia Aero News Network, em post no dia 22, divulgou a escolha, e o contrato, pela Textron  da suíte dos gravadores CVR e FDR Kapture, da Universal Avionics. A nota posta que os operadores de aeronaves gostam de facilidade ao trabalhar com seus dados, e a Textron acredita que esse seja o forte da linha Kapture lançada recentemente. A Textron cita sua “conformidade com os regulamentos mais recentes, a facilidade com que os dados podem ser recuperados e analisados ​​e seus recursos avançados de armazenamento de dados” como razão suficiente para equipá-los em todas as aeronaves Cessna mais premium. Os sistemas Kapture vão além dos requisitos obrigatórios de armazenamento de dados (25 horas de voz e dados), com a capacidade de recuperar e analisar dados usando a coleta de dados baseada em nuvem da Universal Avionics para monitoramento de dados de vôo, análise, animação e ferramentas de relatórios para aeronaves separadas. Para aqueles que administram uma frota inteira, o sistema pode agregar e classificar o grupo, permitindo análises e tomadas de decisão de cima para baixo.

A notícia também foi divulgada por Matt Thurber, editor-chefe da mídia AIN on line, em post intitulado “Textron Aviation se preparando para regras CVR de 25 horas” no dia 25. Thurber escreveu que a Universal Avionics e a Textron Aviation assinaram um contrato para a fabricante de aviônicos fornecer gravadores de voz de cabine (CVR) de 25 horas para os jatos Cessna Citation Longitude, Latitude, Ascend e CJ4 Gen 2. Thurber  aponta que a FAA propôs regulamentação para aumentar o tempo de gravação CVR das atuais 2 horas para 25 horas, que o NTSB há muito recomenda.

Em fevereiro passado, o articulista colaborador da AIN para matéria de segurança e regulação Gordon Gilbert escreveu post da participação  contribuição pública, com comentários, na Consulta aberta pela FAA quanto a sua proposição para aumentar o tempo mínimo de gravação CVR das atuais 2 horas para 25 horas, em aeronaves novas em produção. O período de comentários para Consulta Pública terminou no dia 02 de fevereiro

Gilbert revelou que dos mais de 100 comentários substanciais apresentados à FAA, cerca de 66 respostas geralmente apoiaram a proposta, enquanto 38 foram claramente contra isso.

Gilbert também revelou que passageiros do transporte aéreo (comercial) representaram a maioria das respostas em apoio à mudança da regra. Quatro fabricantes de jatos executivos e duas associações da aviação geral também apoiaram o aumento tempo mínimo de gravação proposto, mas somente se sendo fornecido mais tempo de instalação,  e sendo incorporadas salvaguardas legais adicionais para evitar o uso de dados CVR além dos fins de segurança e limitá-lo a aeronaves com peso superior a 27.000 kg (59.500 lb.).

Gilbert destacou que o NTSB instou a FAA a exigir a modernização de CVR de 25 horas em todas as aeronaves da frota requeridas da instalação do dispositivo gravador, além de aeronaves recém-fabricadas. Na sua resposta à proposição da FAA, na Consulta Pública, o NTSB identificou acidentes em que um registro CVR mais longo poderia ter ajudado os investigadores a determinar a causa e sustentou que um retrofit se aplicaria a cerca de 13.500 aeronaves – menos de metade (45,7%) das 29.561 aeronaves que a FAA estimou na sua análise de custo/benefício.

Vários grupos laborais de pilotos e organizações sindicais rejeitaram veementemente a proposta, citando preocupações de utilização indevida de dados, invasão de privacidade e preocupações de que o tempo de gravação prolongado pudesse criar problemas de segurança porque alguns pilotos comentaram que se autocensurariam. [EL]