Textron tem estabilidade na demanda e nas entregas no 1T23, em 03.05.23


A Textron Aviation contribuiu com US$ 125 milhões (48,3%) para os US$ 259 mi em lucro corporativo, com um aumento de US$ 15 milhões no seu resultado.

A fabricante americana divulgou que essa melhora de lucratividade se deve em grande parte aos níveis de preços favoráveis para suas aeronaves e volumes mais altos. A carteira de pedidos da divisão de fabricação aeronáutica, no final do primeiro trimestre, foi avaliada em US$ 6,5 bilhões.

No 1T23, as entregas de aeronaves executivas da Textron permaneceram estáveis, com um ligeiro aumento de turboélices executivos de três aeronaves (9,7%) – de 31 para 34 -, compensando a diminuição jatos executivos de quatro aeronaves (10,3%) – de 39 para 35.

Em teleconferência com analistas no dia 27, a controladora Textron informou que as receitas em seu segmento Textron Aviation cresceram 10,5% no 1T23, para US$ 1,1 bilhões, contribuindo para os US$ 3 bi em receitas corporativas que permaneceram inalteradas. ao longo de 2022.

A unidade de negócios da Textron eAviation alcançou receita de US$ 4 milhões, principalmente com as vendas de aeronaves de treinamento produzidas por sua subsidiária européia Pipistrel, que agora tem parceiros de distribuição no EUA das aeronaves Velis Electro e Panthera. O chairman e CEO da Textron Scott Donnelly disse que a empresa prevê uma demanda crescente para os modelos da Pipistrel Alpha, Velis Electro e Panthera.

Em resposta aos problemas contínuos da cadeia de suprimentos, aos quais Donnelly referiu-se que “não estão piorando ou melhorando”, a Textron adicionou mais funcionários no quarto trimestre de 2022 para que “agora, em grande parte, tenhamos funcionários nos níveis em que queremos estar, para que as coisas melhorem”. Donnelly reconheceu que algumas datas de entrega de jatos executivos foram perdidas durante o trimestre devido a problemas na cadeia de suprimentos que atrasaram as peças.

Questionado por analistas se o aumento dos estoques de aeronaves usadas pode afetar a demanda por novos equipamentos, Donnelly disse que apenas uma porcentagem muito pequena das 7.000 aeronaves Textron em serviço hoje está “no mercado [de usadas]” (ie, ofertadas para negociação). Essas aeronaves têm pelo menos 25 anos de idade. “Não vimos nenhuma mudança no comportamento do cliente”, comentou Donnelly, para completar: “Estamos felizes com a forma como os novos pedidos estão indo para jatos e turboélices”. [EL] – c/ fonte